4ª Feira da Longevidade promove saúde e qualidade de vida para a Melhor Idade de PG
Evento, realizado no Portinho, proporciona lazer e bem-estar para os idosos da Cidade
Por: Da Redação MTB: | 03/12/2025
Texto: Guilherme Tavares, Michel Penna e Milena Mureti
Quando o assunto é proporcionar mais saúde e qualidade de vida para a melhor idade, Praia Grande se destaca. Exemplo disso, é a Feira da Longevidade: tradicional ponto de encontro da terceira idade da Cidade, que reúne os frequentadores do Programa Conviver e a população em geral em um só lugar, o Portinho. Neste ano, o evento chegou a sua 4ª edição e, mais uma vez, foi um sucesso.
Foram mais de mil participantes ao longo de toda a Feira, realizada na última quarta (26), curtindo uma série de atrações: desde apresentações musicais e culturais a atividades esportivas diversas. A programação contou com exibições de dança cigana, zumba, flash dance, capoeira; aulas de alongamento, ginástica, tai chi chuan, taekwondo; serviços de saúde; exposição de filhotes do Canil da Guarda Civil Municipal; emissão do cartão de estacionamento do idoso; visitação ao museu da Escola de Educação Ambiental; passeio de barco e muito mais.
Entre as apresentações, as aulas de ritmos modernos animaram o público. A aluna Elke Gasbarro, do PIC Sítio do Campo, destacou sua ligação com a dança. “Sempre dancei e quando vim morar em Praia Grande me identifiquei ainda mais com o ritmo da zumba. Durante o evento, por exemplo, me apresentei de Mulher-Maravilha, simbolizando força e alegria”.
Já a frequentadora Suzete Rodrigues do Nascimento, do Conviver Tupi, aproveitou o momento para curtir diversas atrações. “Assisti as danças, fiz o passeio de barco e visitei o museu. Inclusive, foi por isso que entrei no Conviver, pela didática do programa e dos professores, que unem cultura e atividade física”.
Querido por todos – Outras participantes do evento também exaltaram a qualidade da iniciativa e celebraram mais uma edição. A aluna de taekwondo do Conviver Caiçara, Maria Lúcia Cândida, fez questão de pontuar a importância das artes marciais para ela. “Sempre gostei desse tipo de esporte e até voltei a treinar depois de me aposentar. A apresentação dessas modalidades só mostra que o público 60+ continua ativo”.
Presente desde a primeira edição, Cristina Pérez da Silva, reforçou os benefícios desse encontro para si. “A variedade de práticas oferecidas faz bem para o corpo e para a mente. É por causa de ações como essas que me sinto tão bem”.
A educadora física Evelin Rocha, por sua vez, ressaltou a integração das unidades que a Feira da Longevidade propicia. “É um dia rico, com troca de experiências e muita socialização. O que não pude fazer pela minha avó, faço pelos meus alunos”.
Por fim, a estreante Ana Lopes Ferreira salientou o quanto a experiência foi especial para ela. “Conheci o Programa Conviver pelo Instagram. Hoje, pude participar da percussão musical e fiquei muito feliz com isso. Espero poder estar presente nas próximas edições também”.
