8º Encontro Regional de Saúde Bucal de Praia Grande reforça vocação científica do Município

Evento reuniu especialistas para apresentar e discutir conhecimentos da odontologia

Por: RODRIGO HERRERO | 22/11/2024

Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande sediou nesta quinta-feira (21) o 8º Encontro Regional de Saúde Bucal. Aberto a cirurgiões-dentistas, residentes, auxiliares de saúde bucal, gestores e estudantes de toda a Baixada Santista, o evento consolida o Município como polo de produção e discussão de conhecimento, dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A atividade ocorreu ao longo do dia no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, reunindo experts de várias áreas dentro da odontologia, abordando desde aspectos técnicos e teóricos até questões da prática do cotidiano dentro do sistema público de saúde. O evento foi organizado pelos tutores, preceptores e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande e cirurgiões-dentistas da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense, e contou com o apoio da Sensodyne, Dental Miura, DFL, Olsen, Uniero.

 

“É um grande orgulho estarmos chegando à oitava edição desse encontro, é um evento que já está marcando na Baixada Santista como um evento científico, de cunho de formação em saúde”, afirmou o tutor de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande e diretor do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município, Fernando Toledo Arruda Fonseca.

 

“Aqui temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos, discutir as melhores práticas, debater desafios e refletir sobre o futuro da odontologia e da saúde pública na Região. E com essa interação ensino-serviço e comunidade, que é a essência do programa de residência, reforçamos nosso propósito de valorizar a aprendizagem contínua, a troca de experiências e a colaboração entre todos os envolvidos no cuidado em saúde bucal e aproximando tudo isso do território onde os profissionais atuam”, complementou o responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap e também tutor de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional, Guilherme Braga Silva.

 

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, destacou a importância do profissional de odontologia na saúde e saudou os residentes pela organização do evento. “Os residentes têm um papel importantíssimo na saúde preventiva pela sua atuação nas Usafas, complementando a estrutura e profissionais atuantes na Atenção Primária. Mas nós temos odontologia em todos os níveis de Atenção à Saúde no Município, temos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o atendimento odontológico nas nossas unidades de pronto-atendimento, especialistas no Hospital Municipal Irmã Dulce, tudo isso reforça a importância desse profissional dentro do sistema de saúde de Praia Grande”.

 

O evento contou também com a presença do conselheiro Marco Antonio Manfredini, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que fez um panorama do serviço no Estado de São Paulo e elogiou os 46% da cobertura de equipes de saúde bucal nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, bem como a longevidade do segmento de odontologia dentro do Programa de Residência Multiprofissional. “Conseguir reunir um programa de residência multiprofissional voltado para a saúde bucal por tanto tempo, não tenho dúvidas de que do ponto de vista de saúde pública dos 645 municípios do Estado de São Paulo, com certeza esse é o que tem mais tempo de existência”.

 

Palestras – A primeira palestra do dia foi apresentada por videoconferência pelo estomatologista e secretário-adjunto da Sesap, Yuri Kalinin, que falou sobre os “Avanços e Desafios da Saúde Bucal no Município de Praia Grande”. Na sequência, o cirurgião-dentista Jonas Tostes de Figueiredo, doutorando em Biologia Oral na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP, apresentou o tema “Hipomineralização molar Incisivo (HMI) – Uma abordagem clínica, fisiológica e epidemiológica dos defeitos de esmalte”. A terceira palestra da manhã foi conduzida pelo doutorando em Clínica Odontológica com ênfase em Biomateriais pela Universidade Paulista, Arthur Masseranti, que conduziu a apresentação “Prótese Total: aumento da assertividade nos ajustes pós-entrega”.

 

À tarde, as residentes Carolina Ticianeli Piva e Any Karoliny Soares de Abreu comentaram sobre suas experiências como cirurgiãs-dentistas dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Ainda sobre o tema, o responsável pela área técnica e regulatória dos Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde do Hospital Sírio Libanês, Sidney Marcel Domingues, conduziu a palestra “Residências em Saúde no Brasil: panorama geral, desafios e perspectivas para formação de especialistas com graduação em odontologia”. A apresentação “Olhares para a produção do cuidado em saúde bucal em uma Unidade de Saúde da Família” foi apresentada pela mestra em Ensino de Ciências da Saúde, Unifesp/BS, Renata Tarpani Berrettini. O dia foi encerrado com a palestra “Os desafios e aventuras de uma ASB”, feita pela cirurgiã-dentista Maria Eduarda Fontes Gaspar, também formada como auxiliar e técnica de saúde bucal.

 

Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

 

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

 

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 216 profissionais. São 101 médicos, 46 dentistas, 44 enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 11 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.

 

Atendimento – O munícipe de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado. As Usafas contam com cirurgião-dentista e auxiliares de saúde bucal, e inúmeras delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.

 

Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, O equipamento reúne estomatologista, endodontista, periodontista e cirurgião bucomaxilo.

 

24 horas – Praia Grande conta ainda com serviço odontológico 24 horas, exclusivamente para casos urgentes, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e no Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. O Hospital Municipal Irmã Dulce possui um cirurgião bucomaxilofacial, que atua em casos específicos junto ao setor de traumatologia da unidade, em parceria com a neurologia e a ortopedia.