8ª Feira do Estudante recebe 12 mil jovens nos três dias do evento
Minicursos gratuitos foram a grande novidade desta edição
Por: BEATRIZ BOTURÃO | 07/10/2024
Matéria feita em 22/08/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).
Milhares de jovens em busca de um sonho e unidos por um mesmo objetivo: decidir o futuro profissional. A 8ª Feira do Estudante de Praia Grande foi um sucesso e trouxe para os estudantes muito conhecimento, informação, educação e, claro, diversão! Durante os três dias do evento - 19, 20 e 21 de agosto - 12 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude, para aproveitar todas as atrações da Feira.
Esta edição do evento reuniu mais de 20 instituições de ensino da Baixada Santista, entre universidades, cursos técnicos e de idiomas, para os jovens aprenderem mais sobre as profissões e conhecerem o mercado de trabalho. Os expositores ainda realizaram sorteios de brindes e bolsas de estudo para os jovens. As instituições presentes neste ano foram: Fals, Unoeste, TAG Cursos, Fisk Praia Grande, Senai, Faculdade Unibr, Ciee, Click Educ8, Instituto Federal SP - Campus Cubatão, Sebrae, Unisanta, Unifesp, Unimes, ETEC Praia Grande, CAMP-PG, Uniasselvi, Esamc, Fatec Praia Grande, Ótima Ideia, Universidade São Judas, Unisa, Unip e Giga+ Fibra.
A estudante de 17 anos, Yasmin Juliette, veio curtir a Feira pela segunda vez e aproveitou para ‘bater o martelo’ sobre qual profissão seguir. “Esse evento é muito bom e importante para a gente ter uma ideia do que quer fazer no futuro. São muitas opções de faculdades e curti demais a interatividade dos estandes. Quero ser psicóloga, ainda não é certo, mas vim ao evento para pesquisar mais e ver se é isso mesmo que eu quero”, afirmou.
Minicursos foram novidade da edição - Os minicursos, ministrados durante os três dias de Feira, foram destaque deste ano. Minicursos de diversas áreas do conhecimento foram oferecidos para a galera gratuitamente e o melhor: todos com certificado!
Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, a novidade é a ‘cara’ da Feira do Estudante. “Trazer capacitação, com uma sala de aula montada dentro do evento, é o que traduz uma Feira de educação. Levar qualificação para todos e ainda com certificado gratuito significou mais oportunidades para os jovens. Estou muito feliz de a galera ter aproveitado esses minicursos e as oficinas que trouxemos para o evento”.
Quem compareceu nesta edição também pôde curtir o Espaço Literário, que proporcionou a troca de livros e a exposição de escritores locais; além do Espaço de Culturas Urbanas que reuniu a galera do graffiti, DJ e street dance, com oficinas superanimadas para os jovens.
Os adolescentes também apresentaram sua arte no Palco dos Estudantes, com lindas manifestações artísticas! Já o Espaço Juventudes reuniu entidades estudantis, o Parlamento Jovem e o Conselho Municipal da Juventude para levar conhecimento sobre a política democrática e sobre os direitos e deveres dos jovens na sociedade!
Palestras - As palestras do auditório são sempre muito esperadas e, neste ano, aconteceram nos três dias do evento. No primeiro dia, Laura Muller trouxe muita informação sobre sexualidade de forma descontraída para o público. Essa foi a terceira vez que Laura participou da Feira do Estudante de Praia Grande, tendo marcado presença na primeira edição do evento em 2014.
“É muito bacana estar aqui na feira de novo, trazendo a sexualidade de uma forma importante pra gente viver o prazer, mas sem atrapalhar o projeto de vida, evitando a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis. A prevenção e a responsabilidade podem andar lado a lado com o prazer”, disse Laura.
Já no dia 20, Fabio Brazza trouxe o rap para a Feira, compartilhando sua trajetória e como a rima mudou sua vida. Para ele, a educação é a chave para uma sociedade mais crítica e preparada socialmente. “A leitura, a educação e a cultura transformam vidas, capacitam os jovens com mais recursos intelectuais para que eles possam desbravar e ter mais oportunidades. A leitura amplia nossa visão de mundo e ela me capacitou, com mais consciência intelectual e moral, para chegar na batalha e saber o que fazer”, disse.
E para encerrar com chave de ouro, no último dia do evento (21), Atila Iamarino compartilhou um pouco do seu conhecimento, abordando temas importantíssimos da atualidade, como a influência do chatGPT e da inteligência artificial em nossa rotina!
Átila encara as novas tecnologias como um grande desafio no mundo da educação e formação dos jovens. “O maior desafio dos estudantes atualmente é o de como continuar aprendendo conforme a sociedade muda cada vez mais rápido. E a inteligência artificial é mais uma ferramenta para a gente aprender, mas ela tem algumas questões bem centrais; pela primeira vez temos uma ferramenta que te dá respostas prontas, mas nem sempre certas, e isso pode tirar dos jovens o senso de aprendizado”, comentou.
A Feira do Estudante 2024 termina com sucesso de público e com muitas ideias para as próximas edições, consolidando sua importância para os jovens e para os futuros profissionais da nossa Região. Ano que vem tem mais!