Sesap participa de Encontro Regional de Educação Permanente em Saúde

Atividade ocorreu na Universidade Católica de Santos

Por: RODRIGO HERRERO | 09/02/2024

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande participou do 1º Encontro Regional de Educação Permanente em Saúde, realizado na Universidade Católica de Santos na segunda-feira (5). Na ocasião, representantes de todos os municípios da Baixada Santista se reuniram para desenhar o Plano Regional de Educação Permanente em Saúde para o biênio 2024-2026, que vai guiar as capacitações e os treinamentos a serem desenvolvidos nesse período.

 

As discussões levam em conta as necessidades da Região, visando oportunizar atualização e qualificação aos profissionais de saúde. A construção se dará em torno de cinco grandes temas que foram definidos de forma conjunta com os membros nos núcleos de educação permanente em saúde dos municípios. São eles: Arboviroses, Atenção Primária à Saúde, Gestão do Trabalho, Pós-Covid-19 e Saúde Mental.

 

“A Educação Permanente é importante dentro do contexto da Saúde porque ela permeia todas as ações que envolvem o sistema. E a construção desse plano ocorre a partir das demandas estaduais e municipais, com foco na realidade das regiões e visando o fortalecimento da rede de Atenção à Saúde como um todo”, explica o responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap, Guilherme Braga da Silva.

 

NEPS – Praia Grande desenvolve um trabalho contínuo de capacitação junto aos profissionais de saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, um setor da Sesap criado especialmente para esse fim. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.