Ação de Páscoa diverte as crianças internadas no Hospital Irmã Dulce
Atividade foi realizada na brinquedoteca da unidade
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 16/04/2025

Um momento de leveza, diversão e alegria para as crianças internadas no Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande. Na terça-feira (15), os pequenos pacientes estiveram na brinquedoteca da unidade e assistiram a uma apresentação de Páscoa, com direito a contação de histórias, teatro de bonecos e músicas típicas.
A ação foi efetuada pela Associação de Capelania na Saúde (ACS) e pelo Rotary Club de Praia Grande, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável pela gestão do complexo hospitalar.
Os voluntários da ACS, que fazem um trabalho de acolhimento no hospital e assistem às crianças e familiares na brinquedoteca, conduziram as apresentações culturais. Com fantoches e material lúdico, eles passaram uma mensagem de muito amor e fé.
“Momentos como esse são importantes para as crianças internadas no hospital, acalentam e proporcionam alegria e diversão para elas em meio ao tratamento. O trabalho da Capelania na brinquedoteca é fundamental para o bem-estar desses pacientes”, afirma a subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar da Sesap, Fabiana Dourado.
Brinquedoteca – O local funciona de segunda à sábado, das 14 às 16 horas. O projeto é coordenado pela equipe do CHID e conta com voluntários da ACS, que já fazem um trabalho de acolhimento no hospital e recebem na sala os pequenos e seus acompanhantes. O objetivo é dar maior conforto aos pacientes e familiares durante a permanência no local.
O equipamento foi reativado a partir de uma parceria com o Rotary Club de Praia Grande, que já havia contribuído anteriormente para a existência da brinquedoteca e agora incorporou novos brinquedos ao local. Recentemente, o Rotary doou um ar condicionado para dar mais conforto aos pacientes que visitam o local.
A brinquedoteca possui brinquedos diversos, como piscina de bolinhas, casinha, itens de montar, carrinho, cavalinho, cozinha e mala de ferramentas lúdicas, além de contação de histórias e musicoterapia. E ao término do período de visitas, o local é totalmente higienizado com um desinfetante hospitalar com alto poder germicida, indicado para limpeza e desinfecção de superfícies fixas e artigos não críticos em hospitais. É permitida a permanência de, no máximo, oito crianças e seus acompanhantes.