Ações integradas entre as cidades: caminho para o Meio Ambiente na Baixada Santista

Praia Grande sediou encontro entre secretários municipais da Região

Por: PEDRO SBRAVATTI | 06/02/2025

Foto: Richard Aldrin - divulgação PMPG

 

 

Trabalhar por ações integradas que possam criar soluções metropolitanas para as questões relacionadas ao meio ambiente. Esta foi a dinâmica dos debates durante o primeiro Encontro de Secretários Municipais do setor da Baixada Santista neste ano de 2025. A atividade ocorreu em Praia Grande, na quarta-feira (4), na sede do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Cidade, que fica na Área de Lazer Ézio Dall’acqua, conhecida popularmente como Portinho.

 

“Analiso de forma positiva a realização deste primeiro Encontro entre os secretários municipais. Vivemos em uma região metropolitana e os temas ligados ao meio ambiente são sentidos em todas as cidades, ou seja, as ações devem ser integradas porque terão impacto positivo nos municípios”, comentou o anfitrião do evento, o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Valdir Pereira Ramos Filho.

 

O Encontro se transformou em uma ótima oportunidade para os gestores trocarem informações e experiências. Entre os temas debatidos, destaque para: discussão sobre a possibilidade de consórcio municipal, regional ou bilateral, para o tema de resíduos sólidos e licenciamento municipalizado; ações junto à Sabesp, balneabilidade e saneamento; fortalecimento da representatividade e presença dos municípios no CBH/BS; alinhar ações junto ao Ibama; fortalecer a Baixada Santista na Conferências Estadual; definir ações e calendário para a COP30; e ainda viabilizar questões de análise e alterações do ZEE, entre outros.

 

“As cidades da Baixada Santista possuem essa característica de serem interligadas. Trabalhar em conjunto é a melhor maneira de se encontrar alternativas para avançar”, disse o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental de Guarujá, Antônio Elias Laward.

 

Outro tema debatido foi o agendamento de uma visita técnica ao Consórcio Ambiental do Vale do Paraíba. Assim, será possível para os representantes da Baixada Santista conhecer o modelo instituído naquela região do Estado. A atividade deverá ser realizada ainda neste mês de fevereiro.

 

“Este primeiro encontro significa um passo importante no que diz respeito a implantação de novos projetos na Região ligados a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Parabenizo o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Valdir Pereira, pela iniciativa”, afirmou o titular da pasta do mesmo setor pertencente a Prefeitura de Itanhaém, César de Souza.

 

O grupo definiu que as reuniões dos secretários ocorrerão de forma bimestral. O próximo encontro já tem local definido. Será no mês de abril, em Peruíbe. “Vamos trabalhar em conjunto. Esses encontros serão fundamentais para que possamos colocar em prática ações que terão impacto na vida das pessoas” disse o secretário de Meio Ambiente de Peruíbe, Eduardo Ribas.

 

Visitas técnicas – Fez parte da programação do Encontro duas visitas técnicas: de barco pelo Portinho e também na sede do Departamento de Educação Ambiental (DEA) de Praia Grande.