Alunas do PIC Vila Alice se formam no curso de trancistas
Com capacitação, formadas podem fazer diversos tipos de tranças no cabelo
Por: LUCIANO AGEMIRO | 15/10/2024
Dez alunas de Praia Grande se formaram no curso de tranças nagô realizado no PIC Vila Alice. A festa de conclusão e entrega de certificados aconteceu na segunda-feira (14), na sede da unidade. Com os conhecimentos técnicos adquiridos, elas já podem até iniciar uma nova carreira dentro do mercado da beleza. O curso é mais uma das atividades disponíveis por meio de parceria com voluntários na rede de atendimento social da Cidade.
Ao longo de três meses, uma vez por semana, as alunas aprenderam técnicas para os mais variados tipos de tranças nagô. O estilo é originário do continente africano e faz muito sucesso nas cabeças dos brasileiros. Penteados para o dia a dia ou mesmo ocasiões especiais podem ser feitos usando essas técnicas. Tanto em homens quanto em mulheres. Também é possível obter resultados coloridos temporários sem danificar os cabelos, com uso de fitas, pequenos elásticos, pingentes e muitos outros acessórios.
Uma das formandas, Julia Santos Alcântara, de 21 anos, já trabalha em salão de beleza. Às segundas-feiras está de folga, por isso resolveu fazer o curso. “Faço unha e ajudo minha mãe com cabelo. Agora, vou ampliar o catálogo do salão e oferecer as tranças para as clientes. Além disso, tenho uma filha pequena que adora ter o cabelo enfeitado, então sempre posso praticar”.
A professora do curso, Milena Souza de Jesus Domingues, explicou que desde o início da turma reforçou para as alunas que todas podiam aprender, mesmo a técnica sendo um pouco complicada. “Basta ter força de vontade. Você não pode começar um curso apenas por começar. Tem que ter um objetivo, seja por lazer ou trabalho, tem que vir, prestar atenção e se concentrar para aprender direitinho”.
Segundo a coordenadora dos PICs e Cafes de Praia Grande, Jô Luna, a ideia do curso foi oferecer uma oportunidade de renda e qualificação profissional para as pessoas que moram no Bairro. “Sempre que temos oportunidade procuramos trazer cursos profissionalizantes para a população. Daqui saem futuros profissionais que se realizam nas mais diversas atividades. É sempre um orgulho quando encontramos alguém que começou nos PICs e Cafes”.
Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) da Prefeitura de Praia Grande em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Cidade. As unidades têm como principal objetivo funcionarem como espaços abertos para convivência, diálogo e entrosamento familiar.
Ao longo dos últimos anos, milhares de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 3496-5039.