Alunos da Complementação Educacional participam da Virada Cênica
Seis escolas participaram da atividade nesta segunda (19), na EM Cidade da Criança
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 21/05/2025
Ter a experiência de apresentar uma peça de teatro em cima de um palco. De forma prática e divertida, os alunos das escolas de Complementação Educacional vivenciam este momento durante a Virada Cênica. Organizado pela Subsecretaria de Esportes e Complementação Educacional, da Secretaria de Educação (Seduc), o primeiro dia de evento reuniu seis unidades de ensino nesta segunda-feira (19), no anfiteatro da EM Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança.
As escolas foram divididas em duas sessões de apresentações. Na primeira, participaram alunos das EMs 19 de Janeiro, Felipe Avelino Moraes e Cidade da Criança. No segundo momento, foi a vez dos estudantes das EMs Hilda de Carvalho Guedes, Eduardo Gonsalves do Barreiro e Profª Maria de Lourdes Santos subirem ao palco. Combate ao bullying, destinação correta do lixo e preservação da natureza foram alguns dos temas abordados nos espetáculos.
De acordo com o assistente técnico pedagógico (ATP) das escolas de Complementação Educacional, Gilberto Dantas da Silva, a Virada Cênica teve como objetivo fomentar a prática teatral nas unidades de ensino deste segmento. "Trata-se de uma ferramenta que, pedagogicamente, auxilia muito no desenvolvimento dos alunos por trabalhar com uma série de capacidades que refletem na evolução do aprendizado deles no dia a dia de sala de aula", destacou.
"Devido à logística para organizar a todos, reunimos as escolas em dois grupos. Sendo que as unidades mais próximas se apresentaram nesta segunda aqui na EM Cidade da Criança e, semana que vem, acontece um segundo momento na EM João Gonçalves", explicou Silva. "Já neste primeiro dia, conseguimos perceber a variedade das temáticas trabalhadas e compartilhadas de forma interessante. Percebemos o envolvimento dos estudantes em cada detalhe e isso é muito significativo".
Na próxima segunda-feira (26), ocorre o segundo dia de apresentações da Virada Cênica. Desta vez, estudantes de mais sete escolas municipais se reúnem na EM João Gonçalves, no Bairro Aviação, e sobem ao palco para viver a mesma experiência. Além da anfitriã, participam do evento as EMs: Fausto dos Santos Amaral, Carlos Eduardo Conte Castro, Sônia Marise Domingues, Antônio Peres Ferreira, Dorivaldo Francisco Loria e Natale de Lucca.
Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com o objetivo de dar um suporte às famílias, atendendo os alunos no contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilham espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.
Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades: surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beach soccer, ginástica artística e esportes náuticos.
Ao todo, a Secretaria de Educação conta com 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro.