Alunos da EJA fazem apresentação de coral em Encontro Cultural do LEEI
Evento, realizado na EM São Francisco, teve a presença das duas turmas do curso
Por: DANIEL ELIAS | 11/11/2024
As atividades e formações relativas ao programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) continuam a todo vapor em Praia Grande. A mais recente ação foi o Encontro Cultural, que contou com a apresentação de coral formado por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EM São Francisco de Assis. O evento ocorreu na própria unidade de ensino, situada no Bairro Boqueirão, e teve a presença dos participantes das duas turmas do curso.
O encontro faz parte de uma atividade formativa, prevista no LEEI, que tem como objetivo proporcionar um momento cultural com os participantes do curso. Durante o evento, realizado na quinta-feira (7), os alunos se apresentaram com um coral que fez parte do projeto Cultura de Paz. A ação foi desenvolvida pelos professores com estudantes das turmas da EJA.
As assistentes técnicas pedagógicas (ATPs) Janaina Aparecida Lima Moyses e Angélica Pessoa de Lima Braga são responsáveis em ministrar o curso do LEEI que conta com a participação de 40 profissionais da área da educação de Praia Grande. Para Angélica Braga, o Encontro Cultural proporciona vivências e experiências que são fundamentais para o objetivo final do programa de Leitura e Escrita.
“Foi um momento muito emocionante pois os alunos da EJA realizaram um depoimento presencial regado de sentimentos e gratidão emocionando todos os presentes”, destacou a ATP e formadora municipal, Angélica Braga. “As professoras responsáveis apresentaram o objetivo do projeto, o desenvolvimento e culminou no coral, uma apresentação lindíssima”.
Formação – Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, o programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) está inserido no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A formação, que teve início em maio e segue até dezembro, conta com aulas presenciais e remotas, sendo que ao final recebem certificado de conclusão.
A cada 15 dias, o grupo participa dos encontros presenciais e conta com a EM São Francisco de Assis (Bairro Boqueirão) como polo. A turma está dividida em duas. Às terças, parte delas realizam a capacitação tendo Janaina Moyses como formadora. Já às quintas, a outra parte dos inscritos contam com a formada sendo ministrada por Angélica Braga.
Em cada encontro, as formadoras fazem a intermediação da troca de experiências entre os participantes. As aulas têm por finalidade apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita. Sem esquecer de respeitar as especificidades da primeira infância no que diz respeito às noções de leitura e de escrita como práticas sociais.