Alunos do SuperEscola visitam Museu da Imigração Japonesa em São Paulo

Foram 41 alunos do polo CIE, do Bairro Ribeirópolis

17/10/2024

(Foto acervo pessoal)

Acompanhados dos técnicos pedagógicos desportivos Daniel Meira e Daniel Ravazani, 41 alunos do Programa Sócio Educativo SuperEscola no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Ribeirópolis visitaram o Museu da Imigração Japonesa, no Bairro da Liberdade, em São Paulo, na última terça-feira (15).

O objetivo da visita foi proporcionar o enriquecimento cultural agregado à modalidade de caratê praticada pelos alunos. As crianças se encantaram com a parte que reproduz a vida nas colônias (casas, utensílios, ferramentas e alguns animais da nossa fauna) e a parte dedicada às séries, animes e mangás.

O sensei Daniel Meira destacou a importância da visita. “Achei importante para as crianças, pois proporcionou um momento de enriquecimento cultural e de conhecimento sobre as origens da arte marcial praticada por eles”.

Ele explicou ainda que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história de tudo que envolve a chegada dos japoneses ao Brasil e os motivos que fizeram com que eles deixassem seu lar e como foi e como é a vida desses imigrantes, desde 1908 até hoje.

Também chamou atenção das crianças a influência cultural japonesa que está presente no Bairro da Liberdade, onde se localiza o Museu que fica na Rua São Joaquim, 381. As lojas, restaurantes, pessoas e a decoração típica japonesa das ruas.

O Sensei Daniel ficou satisfeito com a visita. “Espero ter contribuído com ensinamentos que vão além do tatame e que fazem eles entenderem melhor o esporte e aumentar a motivação pela prática”.

Origem - A modalidade surgiu no século XVIII na ilha de Okinawa, no Japão, como uma arte marcial desarmada, desenvolvida para defesa pessoal. A palavra caratê significa "mãos vazias" em japonês.

O caratê teve origem em uma mistura de técnicas de lutas do povo nativo de Okinawa com o Kung Fu, praticado no sul da China. A arte marcial foi desenvolvida em um contexto em que as armas eram proibidas na região.

A modalidade se popularizou no mundo a partir da ida do mestre Gichin Funakoshi para Tóquio, em 1921. Funakoshi é considerado o "Pai do Karatê Moderno". Ele adaptou o caratê para ser ensinado em universidades, enfatizando os socos, chutes e sparring.

O caratê é praticado como esporte, com duas modalidades olímpicas: o kata e o kumite. O kata é uma apresentação solo de técnicas, enquanto o kumite é o combate propriamente dito.