Amigos dão exemplo e vão juntos se vacinar contra a dengue em Praia Grande

Imunizante está disponível nas 30 Usafas, de segunda à sexta-feira, e no Cemas, aos finais de semana e feriados

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 14/05/2024

Foto Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande
Foto Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Os amigos Lorenzo, 11 anos, Pedro, 12, e Rafael 11, acordaram animados nesta terça-feira (14). Os três se encontraram de manhã cedo para tomar a vacina contra a dengue, que está sendo ofertada em Praia Grande para a faixa etária de 10 a 14 anos.

 

Com um amigo dando força para o outro e muitas brincadeiras, o trio superou qualquer receio e tirou de letra a vacinação. Os três saíram na Unidade de Saúde da Família (Noêmia), no Bairro Tupi, contentes, exibindo a caderneta de vacinação e incentivando que outras crianças e adolescentes se vacinem e se protejam contra a dengue.

 

“Eu trouxe meus amigos para ter uma força a mais e para ajudar eles também. E a vacina nem doeu. Foi só uma picadinha e é melhor tomar uma picadinha do que ir para uma cama de hospital”, disse Lorenzo Jofre da Rocha Alves, que foi acompanhado pelos amigos e pelo pai e motorista de aplicativo José Jofre Alves Junior, 40 anos, que levou os garotos para a Usafa.

 

Pedro Otávio conta que ficou contente com o convite do Lorenzo e recebeu a autorização dos pais. “Eu fiquei feliz na hora que ele me chamou. E gostei de tomar a vacina. É só uma picadinha, não dói”.

 

Já Rafael Olivério Silva não conseguiu esconder seu receio com as agulhas. Mas seus amigos foram imunizados antes dele e mostraram que não havia o que temer. “Eu estava com um pouco de medo, porque eu tenho medo de tomar vacina desde quando era criancinha. Mas eles me ajudaram muito, tomar vacina com os amigos é muito bom. Não doeu tanto quanto eu pensava”.

 

Vacinação – A vacina contra a dengue está sendo destinada no momento para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Os imunizantes estão disponíveis nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas, no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação).

 

Para ter acesso à vacina, é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou de um responsável. É preciso também apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável.

 

Se a criança está ou esteve com dengue, deve esperar seis meses, contando a partir do primeiro dia de sintomas, para poder receber a primeira dose. A vacina é contraindicada para pessoas com infecção por HIV e também para quem possui imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.

 

O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, a vacina Qdenga é tetravalente, imunizando contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.