Transtornos alimentares são tema de capacitação para a rede de Atenção Primária em PG
Atividade foi realizada em parceria da Sesap com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 05/05/2025
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, em parceria com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), promoveu uma capacitação sobre transtornos alimentares para os profissionais de saúde da Rede de Atenção Primária do Município. A atividade aconteceu na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi, nos dias 29 e 30 de abril e reuniu 270 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e demais servidores.
A capacitação foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, em parceria com o NEP do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. A atividade foi conduzida pela nutricionista Loihi Almeida Silva e pela psicóloga Ornella Pascale, que atuam no CHID.
Foram tratados sobre os transtornos alimentares, a relação deles com o peso e os padrões de beleza, sob uma abordagem nutricional e psicológica, áreas que andam unidas no cuidado integral a essas condições. Foi trazido um panorama histórico da alimentação até os dias atuais, passando pelo diagnóstico e caracterização de quadros como anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar.
“Abordamos o tema pelo ponto de vista técnico-científico, com as definições diagnósticas de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), falamos sobre a história dos transtornos, a pressão social por padrões de beleza, a cultura da dieta e o impacto da internet. Tivemos um momento com estudos de caso durante atividade em grupo, trocas de saberes e respostas às perguntas dos participantes”, comentou Ornella.
A nutricionista Loihi Almeida Silva destacou a importância dos profissionais das Usafas para orientar a população e evitar que os casos evoluam para uma maior gravidade. “Com o aumento expressivo na incidência dos transtornos alimentares, o olhar atento e capacitado dos profissionais na porta de entrada do SUS se torna essencial. As equipes de saúde da família, agentes comunitários e profissionais das Usafas, por estarem tão próximos da comunidade e construírem vínculos fortes com os usuários, podem ser peças-chave para o reconhecimento e a intervenção precoce nesses casos. A partir dessa capacitação, os profissionais puderam aprimorar o olhar clínico e sensível para os sinais e sintomas desses transtornos, possibilitando uma abordagem mais assertiva, humana e respeitosa com cada realidade”.
Para o responsável pela Divisão de Educação Permanente em Saúde e Comissão de Humanização da Sesap, Guilherme Augusto Braga Silva, a capacitação é muito importante para a rede municipal de saúde. “Esse encontro impacta todas as linhas de cuidado, principalmente no contexto da prevenção e da promoção em saúde, integrando equipes e ampliando o conhecimento dentro dessa temática. Essa ação em parceria com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce é fundamental para a melhoria da qualidade do serviço ofertado à população. Esse é o papel do NEPS, articular as ações e promover a educação permanente o mais ampliado possível para toda a rede”.
NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.