Atualização profissional e boas práticas de atendimento marcam qualificação dos ambulantes

Capacitação gratuita ocorre no decorrer de todo o mês, com 900 permissionários de Praia Grande

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 06/08/2025

Fotos: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande


Qualificações profissionais gratuitas são sempre bem-vindas, ainda mais quando trazem um mix de conhecimentos que agregam mais valor aos negócios. É o que vem acontecendo na capacitação para os ambulantes de Praia Grande, iniciada nesta segunda-feira (04), no Auditório Jornalista Roberto Marinho (na Rua José Borges Neto, nº 50, no Bairro Mirim).

 

Promovida pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), em parceria com a Secretaria de Finanças (Sefin), a habilitação visa atender os 900 permissionários cadastrados na Administração Municipal e prepará-los para a renovação de suas licenças – visto que, para obtê-la, a realização dessa etapa é obrigatória (com, no mínimo, 75% de frequência comprovada).

 

Para isso, diferentes tipos de aprendizados e conteúdos são propostos pela organização. No primeiro dia de curso, por exemplo, as Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e de Trânsito (Setran), além das próprias Seai e Sefin, foram as responsáveis por levar informações importantes aos trabalhadores.

 

Entre eles, estava a ambulante da Cidade há 25 anos, Eleni Santos. Para ela, que trabalha na praia da Aviação, esse é um tipo de conhecimento que vale muito. “Isso porque toda atualização profissional é sempre bem recebida, desde a parte dos cuidados necessários com o armazenamento dos ingredientes e com o preparo dos pratos até o fornecimento de dicas para propormos um atendimento ainda melhor aos clientes. Gosto muito dessa qualificação: faço questão de vir todos os anos”, destacou.

 

Pensamento semelhante tem a também permissionária do Município no que compete aos famosos carrinhos de praia, Elita Silva. “A cada ano aprendemos mais. Treinamentos como esse são essenciais para levarmos novidades aos nossos negócios e para nos aprimorarmos ainda mais como profissionais, ofertando sempre o melhor possível para os consumidores que frequentam nossos espaços”, acrescentou.

 

Por fim, o secretário de assuntos institucionais de Praia Grande, João Corrêa Neto, exaltou a importância dessa capacitação, prevista na Lei Complementar n° 779 de 2018. “O objetivo dessa iniciativa é realmente esse: proporcionar uma especialização ainda maior dessas pessoas e mostrar a elas novos caminhos para aperfeiçoar ainda mais os produtos e os atendimentos oferecidos, de forma a fidelizar os clientes. Assim como esclarecer um pouco mais das regras municipais para o exercício da atividade, seja no quesito cultural, financeiro, turístico e até de trânsito, com o intuito de valorizar ainda mais nossa Cidade e recepcionar cada vez mais os moradores e turistas”, concluiu.

 

O curso segue sendo realizado no decorrer de todo o mês de agosto. Mais informações podem ser obtidas diretamente junto à Secretaria de Assuntos Institucionais: pelo telefone (13) 3496-5391 ou pelo e-mail seai18@praiagrande.sp.gov.br.