Atualizações de cadastros imobiliários podem ser feitas através de sistema 100% online

Trabalho oferece mais comodidade e agilidade aos contribuintes de Praia Grande

Por: JAQUELINE DE MARCO MTB: 52.981 | 03/07/2024

Foto: Richard Aldrin
Foto: Richard Aldrin

Em Praia Grande, os contribuintes que precisam realizar qualquer alteração dos dados nominais de seu imóvel na Cidade não precisam mais se deslocar até a Prefeitura. Com o novo sistema de atualização cadastral online é possível que o contribuinte mantenha seus dados sempre atualizados, o que vai permitir que as negociações e requerimentos de descontos, que possam vir a ser feitos, aconteçam de forma menos burocrática. Além disso, o endereço de correspondência atualizado evita que os correios deixem de entregar os carnês de IPTU por falta de informações ou dados incorretos. O sistema pode ser acessado no site praiagrande.sp.gov.br.

 

Com o cadastro imobiliário atualizado é possível receber notificações e comunicados oficiais, garantir legalidade perante o pagamento de impostos e outras obrigações, evitando cobranças indevidas.

 

A atualização deve ser realizada sempre que houver mudança na titularidade (compra, venda, doação, adjudicação ou qualquer outra forma de transmissão da propriedade ou posse) do imóvel ou quando houver a necessidade de correção ou complementação dos nomes já cadastrados ou mudança no local de entrega do carnê.

 

O secretário de Finanças de Praia Grande, Cristiano Mola, explicou que o novo procedimento vai facilitar muito para o munícipe. “A novidade é mais uma ação do Simplifica PG que se trata de um Programa que tem como objetivo desburocratizar serviços públicos e beneficiar a população, garantindo a agilidade e conforto no atendimento ao contribuinte. A Administração tem ampliado as ferramentas online e com a nova opção de requerer pelo portal, o munícipe pode resolver de forma rápida e sem burocracia”.

 

Para realizar a atualização, é necessário que o contribuinte realize um cadastro no Login PG ou, caso já tenha esse cadastro, basta informar seu login e senha. Para o primeiro acesso será necessário que o usuário aceite os termos de uso, política de privacidade e atendimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

 

O acesso ao sistema pode ser realizado através dos links abaixo:

 

* Para atualização de endereço:

https://www.praiagrande.sp.gov.br/Atendimento/atualizacao_cadastral.asp.

 

* Para atualização do proprietário:

https://requerimentoatualizacaocadastral.praiagrande.sp.gov.br.

 

Documentação – Caso o contribuinte tenha dúvidas sobre quais documentos são necessários para a atualização, basta acessar a área de “Carta de Serviços” no site ou acessar o link: https://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/?id_descricao=291&servico=IPTU (escolhendo a opção “Alteração de Proprietário e Inclusão de Compromissário”).