Aulão de capoeira reúne frequentadores do Programa Conviver
Atividade ocorreu na sexta-feira (4) na Portugal, no Bairro Guilhermina
Por: LUCIANO AGEMIRO | 07/10/2024
Mais de 50 pessoas se reuniram no 1º Aulão de Capoeira da Maturidade. Os participantes são frequentadores das aulas de capoeira que foram iniciadas nas unidades do Programa Conviver este ano. O evento, assim como as aulas, foi organizado pela Angola Associação de Capoeira Praia de Paranapuã Regional. Outras atrações foram apresentadas no evento. A turma da dança cigana e da zumba também se divertiu.
A modalidade cheia de movimentos ágeis, com saltos e acrobacias foi adaptada para quem já passou dos 50. O curso é oferecido nas unidades dos bairros Boqueirão, Guilhermina e Tupi, com aulas duas vezes por semana.
Maria Julieta Constâncio, de 73 anos, nunca fez capoeira na vida, mas após chegar em Praia Grande, se apaixonou pela atividade. “Não é fácil, mas a gente se adapta, independente da dificuldade que cada um tem. Estou amando a capoeira, acho que no ano que vem estarei bem preparada”.
De acordo com o Leonildo Antonio Modesto, o Mestre Angoleiro, a capoeira chega em boa hora para a maturidade. “É um momento onde muita gente fica ocioso e precisa colocar o corpo em atividade. A capoeira traz benefícios como flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e sociabilização. Me preparei para estar aqui, estudei sobre inclusão do idoso para proporcionar uma boa experiência para a Melhor Idade de Praia Grande”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou do evento e elogiou a disposição dos alunos. “Eu não fazia ideia que a capoeira já tinha tantos adeptos no Conviver. Essa turma é muito disposta e surpreende cada vez mais”.
Os interessados em participar precisam ter mais que 50 anos, ser moradores de Praia Grande e atender a outros requisitos. Confira todos os pontos de inscrição:
Conviver Bairro Boqueirão - Avenida Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco. Telefone 3496-5060;
Conviver Bairro Guilhermina – Rua Praia dos Sonhos, nº 245, telefone 3473-7060;
Conviver bairro Tupi – Rua Xavantes, nº 51, telefone 3496-5017;
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5038.