Bairro Vila Sônia receberá o ‘Pet PG Chip’ nesta sexta-feira (10)
Projeto de microchipagem e cadastro de animais domésticos estará no local das 8h às 14h
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 09/10/2025

O Projeto Pet PG Chip, que tem levado aos bairros microchipagem gratuita, cadastro de animais domésticos e orientações sobre saúde animal, estará no Bairro Vila Sônia nesta sexta-feira (10). O trailer ficará estacionado, das 8h às 14h, na feira livre que ocorre no Espaço de Eventos Vila Sônia, na Rua Arnaldo Augusto Baptista.
Desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, o projeto já superou a marca de 1.000 microchips implantados nos pets e teve suas ações estendidas até dezembro (confira abaixo a programação completa). Até o momento, o trailer visitou os bairros Quietude, Vila Sônia, Samambaia, Sítio do Campo, Caiçara, Antártica, Canto do Forte, Real e Tupiry. Além das feiras livres, o serviço tem estado presente em outros eventos do Município, como a Ação Cidadania.
Uma equipe de veterinárias acompanha o trailer para efetuar a microchipagem dos animais. Enquanto isso, o time administrativo faz o cadastro dos bichinhos no sistema nacional de animais domésticos Sinpatinhas (https://sinpatinhas.mma.gov.br). O pet sai do atendimento não só com o chip, mas também com o registro no sistema, a tag com o código em uma medalha de identificação e também um documento com seus dados.
Durante os atendimentos, também são esclarecidas dúvidas do público sobre saúde animal e os serviços oferecidos pelo Munícipio. Para ter acesso à microchipagem para o seu pet e também obter a efetivação do cadastro no Sinpatinhas, o munícipe deve apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência.
“A microchipagem é colocada com uma seringa semelhante a uma vacina, o microchip é aplicado na região dorsal por meio de uma agulha um pouco mais grossa que a da vacina. Para realizar a microchipagem é preciso trazer o cão em uma guia e o gato em uma caixa de transporte”, explica a médica veterinária da Sesap, Maíra Freitas Marques Rocha.
Um dos benefícios da microchipagem e do cadastro é a localização dos tutores em caso de perda, roubo ou maus-tratos. Além disso, permite também que o poder público conheça e quantifique os animais existentes no Município, saiba como eles estão distribuídos no território, quantos estão castrados e vacinados. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o bem-estar dos pets praia-grandenses.
“A ideia é tirar os animais da invisibilidade, reunindo dados essenciais para o planejamento de políticas públicas de bem-estar animal, como castração, vacinação e ações de enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos. Sem dados, não há política pública, a microchipagem dos animais de Praia Grande é um passo essencial para garantir que cada animal seja visto, cuidado e protegido com responsabilidade e respeito”, afirma a diretora da Divisão de Controle de População Animal da Sesap, Tissiana Ortiz.
Microchip – O microchip dedicado aos pets é pequeno, do tamanho de um grão de arroz, implantado sob a pele, na região do dorso. Ele armazena diversas informações do animal e do seu tutor, possibilitando que os animais perdidos sejam mais facilmente localizados e devolvidos aos seus tutores. Além disso, pode auxiliar em casos de abandono, maus-tratos ou roubo ao facilitar o acesso ao responsável pelo animal.
Essa tecnologia funciona por radiofrequência e é ativada por um leitor específico, não possuindo bateria nem sistema de rastreamento GPS. Sua leitura ocorre através de um scanner compatível. Seu trunfo é armazenar um número único de identificação que é vinculado a um banco de dados com informações do animal e do tutor, agilizando não só a devolução de animais perdidos, como o acompanhamento do histórico vacinal, o controle de zoonoses e o rastreamento em casos de abandono. O microchip é também um comprovante legal de posse, exigido em viagens internacionais, além de facilitar os processos de adoção e resgate, sendo uma ferramenta segura, eficaz e altamente recomendada para promover a saúde pública e o bem-estar animal.
A leitura do microchip pode ser realizada em qualquer estabelecimento que possua o leitor, sejam eles clínicas veterinárias, organizações não-governamentais ou protetores de animais. É possível também acionar a Divisão de Saúde Ambiental pelos telefones 3496-5275/3496-1413. Nesse caso, uma equipe irá até o local para fazer a leitura do microchip e sua identificação.
Próximas datas – Confira a agenda completa do Pet PG Chip até dezembro:
18/10 – Ação Cidadania – E. M. Profª Maria Nilza da Silva Romão – Vila Sônia
23/10 – Espaço Alvorada – Quietude
31/10 – Espaço de Eventos Xixová – Canto do Forte
08/11 – Espaço Piaçabuçu – Mirim
16/11 – Espaço de Eventos – Caiçara
18/11 – Espaço de Eventos – Antártica
27/11 – Espaço de Eventos – Samambaia
29/11 – Ação Cidadania – E. M. Ary Cabral – Quietude
06/12 – Praça ao lado da E.E. Dr. Reinaldo Kuntz Busch – Boqueirão