Balanço 2025: com mais de 80% da agenda gratuita, Sectur avança em democratização
Eventos e produções do Núcleo Artístico Palácio das Artes também são destaques
Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 09/01/2026
O 2025 da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande pode ser visto com muito trabalho! Em mais um ano buscando a democratização do acesso à cultura e o fomento turístico aos que visitam a quarta cidade com mais turistas durante a temporada de verão, a Sectur trouxe mais de 80% de sua agenda com atividades gratuitas, com opções ao longo de todo o ano.
Já em janeiro e fevereiro, o Estação Verão Praia (gratuito) e Estação Verão Show (com ingressos a preço populares) movimentaram Praia Grande de uma forma histórica: o recorde de público de toda a história do Estação Verão Show foi quebrado, já que mais de 230 mil pessoas estiveram no Kartódromo Municipal na edição, superando a temporada 2019/2020, que teve cerca de 200 mil de público. Outros números evidenciam o sucesso do verão na Cidade: mais de 150 mil passaram pelas arenas do Estação Verão Praia, 1.500 empregos diretos e indiretos foram criados, 160 contratações de bandas locais, mais de 230 mil reais doados ao Fundo Social de Solidariedade e o melhor: a diversão foi garantida de 03 de janeiro a 16 de fevereiro.
A agenda do Palácio das Artes foi outro ponto de destaque ao longo do ano. O maior Complexo Cultural da Região recebeu 138 eventos gratuitos, com exposições, festivais, produções do Núcleo Artístico Palácio das Artes fazendo parte do calendário. O público totalizou 38 mil pessoas durante o 2025 em Praia Grande. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, os números demonstram como a Administração Municipal esteve comprometida em ofertar cultura de qualidade à população.
“Nós tivemos os mais variados segmentos contemplados durante o ano com programações gratuitas no PDA: Mostra de Dança, Festivais de Teatro, Violões, Chorinho e muitas outras opções, sem esquecer do atendimento de aproximadamente 700 alunos nas oficinas culturais do Núcleo Artístico Palácio das Artes. Praia Grande vem trabalhando cada dia mais para ser uma referência em ações culturais no país”, afirmou.
Mais eventos fora do Palácio das Artes tiveram destaque na programação do ano, como a Sexta Musical e o Baila Comigo. Realizados de forma descentralizada e itinerante, esses eventos possibilitaram que milhares de pessoas pudessem curtir muita música ao vivo gratuitamente, contribuindo, principalmente, com o cenário cultural da Cidade e o lazer nos mais variados bairros. Para ter como exemplo, a Sexta Musical citada é um dos eventos mais antigos do calendário (sua realização acontece desde 2007), tendo a programação musical como uma grande ferramenta de incentivo aos artistas locais com realização em vias de concentração de comércios. Além da apresentação de bandas e músicos da Cidade, o evento conta com serviços de saúde e intérprete de libras. Em 2025, o evento foi realizado em oito oportunidades, contemplando os seguintes bairros: Sítio do Campo, Vila Sônia, Guilhermina, Ocian, Guaramar, Boqueirão e Canto do Forte.
A economia local também foi fomentada com a geração de empregos nas Feiras de Artesanato, tanto nas fixas como itinerantes. Os permissionários puderam comercializar seus produtos diariamente na temporada de verão e os participantes das itinerantes tiveram 23 edições, além de outros oito “Domingo no Parque”, novo evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo.
“Além dos tradicionais eventos, nós tentamos agregar novas atividades aos moradores de Praia Grande. O Domingo no Parque iniciamos em 2025 e teve uma repercussão extremamente positiva, com atividades culturais e os participantes das Feiras no Parque de Lazer Maracanã e Parque da Cidade. Isso gera uma renda maior também aos presentes no evento”, completou Petiz.
