Bolsa Estágio do Ensino Médio: inscrições para empresas interessadas seguem abertas até 31/5
PG apoia o Governo do Estado nesta ação, que visa conectar os jovens ao mercado de trabalho
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 16/05/2025

Ampliar e fortalecer o ensino profissionalizante em todo o Estado, combater a evasão escolar e impulsionar a inserção dos jovens no mercado de trabalho: este é o objetivo do Governo de São Paulo quando o assunto é promover um desenvolvimento ainda maior de seus estudantes e proporcionar uma experiência prática, formativa e enriquecedora a eles. Para isso, a Administração Estadual investe no Bolsa Estágio do Ensino Médio (BEEM), um programa que visa oferecer vagas de estágio remunerado aos alunos do Ensino Médio técnico matriculados na rede pública de SP.
Funciona da seguinte forma: jovens matriculados nos 2º e 3º anos do Ensino Médio técnico concorrem a bolsas que podem chegar a R$ 851,46, de acordo com o curso que fazem e com a carga horária na qual estão submetidos. São cerca de 10 mil vagas ao total e os selecionados atuam em empresas parceiras distribuídas em todo o Estado, podendo ter seus contratos renovados pelas próprias instituições após o período estabelecido.
As companhias de Praia Grande que tiverem interesse em atrair novos talentos para seus respectivos quadros de colaboradores e contribuir para a formação de futuros profissionais ainda podem se cadastrar. As inscrições vão até o dia 31 de maio e o formulário de adesão pode ser preenchido no link - https://lp-beem.ciee.org.br/empresa. Lembrando que algumas regras são fundamentais para o fechamento da parceria, como ter CNPJ ativo e regular, estar sediada no Estado de São Paulo, possuir instalações adequadas para o exercício das atividades e fornecer auxílio-transporte aos estudantes, além de disponibilizar um profissional adequado para atuar como supervisor do estágio.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) do Município, tradicional parceiro do governo estadual em diferentes programas de capacitação. “A ideia é colaborar com a divulgação desse programa e levá-lo a ter um alcance ainda maior em nossa cidade e região, auxiliando assim no desenvolvimento dos alunos e do mercado de trabalho local como um todo, gerando impactos sociais por meio da empregabilidade e da educação, transformando o futuro das novas gerações”, disse o secretário de assuntos institucionais de PG, João Corrêa Neto.
O BEEM – Esta é a 1ª edição do Bolsa Estágio do Ensino Médio (BEEM) e a expectativa é beneficiar aproximadamente 30 mil estudantes com o programa. A ideia é simples: as empresas oferecem vagas de estágio para alunos do Ensino Médio Técnico e o Governo de São Paulo, sob a supervisão da Secretaria de Educação do Estado, realiza o pagamento integral das bolsas e do seguro contra acidentes pessoais aos jovens por até seis meses.
Para participar, os adolescentes precisam ter 16 anos completos na data de admissão, bom desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e frequência igual ou superior a 85% no semestre anterior a seleção. Mais informações, podem ser obtidas aqui - https://www.beem.sp.gov.br/.