Bolsa Estudante muda para melhor a vida de jovens de Praia Grande

Lançamento oficial desta edição do programa aconteceu na quarta-feira, dia 15

Por: JAQUELINE DE MARCO | 15/01/2025

Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande




Com 16 anos de idade, o estudante de Praia Grande Henrique Nascimento Dias já sabe o que quer fazer em sua vida profissional: empreender e abrir sua própria barbearia. E os primeiros passos para isso já foram dados, ele já realizou um curso profissionalizante na área e também comprou seus equipamentos e maquinários. E como isto foi possível? Com o apoio do “PG - Bolsa Estudante do Ensino Médio”, programa da Prefeitura de Praia Grande, gerenciado pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), que oferece uma bolsa mensal de R$ 350 para alunos que estejam cursando o ensino médio público em tempo integral no município de Praia Grande.


O lançamento oficial desta edição do programa aconteceu na quarta-feira, dia 15, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Na oportunidade, os contemplados puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre a ação. Desta vez, cerca de 200 pessoas foram contempladas e o primeiro pagamento está marcado para acontecer na quinta-feira, dia 16.


O programa foi criado pela Lei Municipal nº 2153 de 17 de abril de 2023 e a iniciativa visa incentivar a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na escola, ajudando a reduzir as desigualdades sociais e aumentar a taxa de conclusão do ensino médio.


Para participar do programa, os estudantes se inscreveram no final de 2024 e alguns critérios foram analisados durante a seleção, como estar matriculado no Ensino Médio em tempo integral em uma unidade escolar da rede pública de ensino no Município; ter idade de até 21 anos no ato da concessão; ter estudado os últimos dois anos em escola pública da Cidade ou em escola particular com bolsa integral de 100%; entre outros.


“Eu já participo desde a edição anterior deste projeto e posso dizer por experiência própria que é um trabalho excelente, muito bem organizado, que ajuda muito os adolescentes. Essa bolsa me ajudou a buscar um futuro melhor para mim e hoje posso dizer que graças a esse apoio da Prefeitura eu descobri minha vocação profissional, que é a barbearia”, explicou Henrique Dias.


Quem também é só elogios para o projeto é a estudante Maria Eduarda Ferreira Malta, de 16 anos. Ela, que participa desde a primeira edição do Bolsa Estudante, disse que este benefício intensificou sua vontade de realizar seu sonho: estudar no exterior. “Estou fazendo cursos, utilizando essa bolsa para me capacitar ainda mais e descobrir minha vocação profissional. O que eu quero é no futuro poder fazer uma faculdade fora do País. Agradeço muito essa oportunidade que tenho tido graças à bolsa que a Prefeitura oferece”, afirmou.


O secretário de Assuntos Institucionais de Praia Grande, João Alves Corrêa Neto, salientou que esta é uma importante ação da Administração Municipal para reduzir ou até mesmo cessar a triste realidade de alguns jovens que, antes da Bolsa, até acabavam precisando parar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família. “O programa busca minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência dos estudantes no Ensino Médio”.


Ainda que as inscrições para a atual edição do “PG - Bolsa Estudante do Ensino Médio” tenham sido encerradas no mês de novembro, em breve a Prefeitura deve abrir novas inscrições através do site da Cidade. Basta acompanhar as notícias publicadas em praiagrande.sp.gov.br para saber mais detalhes.