Cães terapeutas levam alegria e amor a pacientes da UPA Quietude
Brioza e Jabuca fazem parte do Projeto Dr. Pet que visita hospitais, asilos e escolas
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 07/11/2024
Os pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude tiveram um atendimento especial nesta quarta-feira (6). Os cães terapeutas Brioza e Jabuca, que fazem parte do Projeto Dr. Pet, levaram amor e alegria para os internados, familiares e funcionários. A visita faz parte de um projeto-piloto que pretende levar a assistência auxiliada por animais (AAA) para outras unidades de saúde e sociais de Praia Grande.
Brioza (5 anos) e Jabuca (2 anos) são dois Golden Retriever bastante dóceis, tranquilos e carinhosos, que encantavam a cada ala que passavam. Idosos e adultos se emocionaram e viraram crianças e os pequenos fizeram a festa com os cães terapeutas.
“Achei linda a iniciativa da Prefeitura, um trabalho humanizado e diferenciado. Fiquei bastante emocionada porque a gente vê as pessoas aqui debilitadas, com problemas de saúde, eu moro em Itanhaém e cheguei fragilizada pela situação do meu irmão. E aí você chega aqui e se depara com um ótimo atendimento, um pessoal excelente, educadíssimo, e esses animais lindos, dóceis, só tenho a agradecer”, conta a professora Tabata Arruda Viana, acompanhante do irmão Valdemar.
Confira a galeria de fotos da Brioza com o Jabuca na UPA Quietude!
E trazer esse bem-estar é exatamente o objetivo do Dr. Pet, um projeto voluntário que reúne 16 cães e leva amor e carinho a hospitais, prontos-socorros, asilos e escolas da Baixada Santista. “É sempre muito gratificante para a gente ver um sorriso de quem está hospitalizado, nos deixa felizes partilhar o amor com aqueles que estão precisando. O coração fica quentinho porque a Brioza e o Jabuca só levam e recebem amor”, relata a professora Fernanda Macias Vieira de Araújo, que com o marido Ricardo Ferreira de Araújo são os tutores dos cães.
A médica e diretora técnica da UPA Quietude, Tais Gago Jordão, conheceu o trabalho do Projeto Dr. Pet em Santos e fez o convite para a visita em Praia Grande. Ela destaca os benefícios que esse tipo de ação proporciona aos pacientes. “A visita dos cãezinhos provoca uma melhora nos pacientes, foi visível a alegria aqui, alguns até se emocionaram porque sentem esse carinho dos animais. E você estimula os neurotransmissores e também a produção de serotonina, dopamina, o tratamento evolui melhor graças a esse acolhimento e esse amor”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, esteve na UPA Quietude para conhecer o projeto e destacou que o objetivo é levar os cães para outros equipamentos de Praia Grande. “Nós estamos programando levá-los no Lar São Francisco de Assis na primeira semana de dezembro, os cães têm uma vestimenta de Natal e vai ser ótimo. E depois pretendemos levar para os abrigos de crianças e adolescentes. A gente sabe o quanto é benéfico, o quanto acalma as crianças, os idosos, e a gente percebe que todo mundo ama os cachorrinhos, eles são muito fofos e tranquilos”.
Comportamento e preparo – Para participar do Projeto Dr. Pet, o animal necessita ter algumas características de comportamento que propiciem o relacionamento com outras pessoas e pets.
“O animal precisa ser bem dócil e tranquilo, aceitar esse contato com as pessoas, que abraçam, beijam, querem tirar fotos. Ele precisa se dar bem com outros cães, porque no nosso projeto contamos com 16 cachorros, então, eles têm que ser amigos. Além disso, o animal deve estar com as vacinas anuais em dia, ser castrado, ter boas condições de saúde e ter mais de um ano e menos que nove. Não há restrição de raça”, explica a veterinária e responsável pelo Projeto Dr. Pet, Sabryna Grogia Muhringer.
Outro detalhe importante é que há todo um preparo antes e depois da visita, garantindo a higiene dos animais e a saúde dos pacientes. “O cãozinho precisa tomar banho um dia antes da visita. E dependendo do local em que a gente passeia com ele, por exemplo, nas UTIs, nós limpamos as patas deles. E após a visita a gente recomenda também que eles tomem outro banho para higienizar os pelos” detalha a veterinária.
Saiba mais:
Projeto Dr. Pet: https://www.instagram.com/projeto.doutorpet
Brioza e Jabuca: https://www.instagram.com/briozaejabuca.golden