CAMP-PG forma nova turma de jovens aprendizes, os capacitando para o mercado de trabalho

Ao todo, foram 81 adolescentes contemplados em cerimônia realizada na última sexta-feira (25)

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 28/04/2025

Fotos Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande



 A formação profissional é algo emocionante, ainda mais quando se está tendo essa experiência pela primeira vez. Esta foi a sensação de 81 adolescentes que concluíram o programa de ensino e capacitação do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (CAMP-PG), em cerimônia realizada na última sexta-feira (25), na sede da instituição.

 

Entre eles está o jovem Daniel Gomes, que destacou a satisfação de ter conseguido passar por todas as etapas de aprendizado do programa, sempre aproveitando ao máximo cada ensinamento. “A gente sempre vem com uma grande expectativa, desde antes de começar as aulas até a conclusão do curso e, agora, estamos nos formando. É um sentimento muito bom, ainda mais sabendo que estamos dando orgulho aos nossos pais e que tudo que aprendemos aqui será muito útil para nós em nosso dia-a-dia”.

 

Quem também falou um pouco sobre a alegria de ter vivido este momento foi a formanda Heloísa Ferruci. “É uma felicidade muito grande por termos concluído essa fase da nossa vida, por termos conhecido muitas pessoas especiais, das quais sempre lembraremos, e por todo o carinho que sempre tiveram conosco. Infelizmente temos que deixar isso para trás, mas faz parte da nossa evolução e de agora em diante, sem dúvida alguma, iremos crescer cada vez mais. Eu, por exemplo, me sinto pronta para o mercado e isso se deve a tudo o que nos foi ensinado aqui”.

 

O evento reforça o trabalho sério e competente desenvolvido no CAMP-PG, que contribui a tanto tempo para a preparação de novos talentos para o ambiente profissional. “São 52 anos de história em Praia Grande, que já formou mais de 25 mil adolescentes ao longo de toda a sua trajetória, impactando positivamente inúmeras famílias da cidade. Temos delegados, juízes, médicos, secretários municipais, vereadores, entre muitos outros profissionais consagrados que já passaram por aqui quando mais novos. Para nós, cada pessoa formada aqui e lançada ao mercado de trabalho, é uma honra e uma alegria muito grande”, acrescentou o presidente do CAMP, Alaor Artur da Silva.

 

Muitos dos menores saídos da instituição vão para a Prefeitura Municipal, que se destaca como a maior empregadora de jovens aprendizes da cidade. Atualmente, são 87 trabalhando na Administração, tanto no Paço quanto fora dele (nas secretarias e no Fórum).

 

O CAMP-PG – O CAMP é uma organização sem fins lucrativos que, entre outros projetos, administra um programa de aprendizagem estruturado e reconhecido no município, oferecendo capacitação gratuita para o mercado profissional – principalmente para os jovens, entre 15 e 16 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Durante a qualificação, todos recebem aulas teóricas e práticas de diferentes modalidades, como informática, raciocínio lógico, apresentação pessoal, noções administrativas, atendimento ao público, comunicação oral, escrita e libras, entre outras. Após o início de suas funções o estudo continua, pois, durante todo o contrato de trabalho, os alunos voltam às salas de aula uma vez por semana para darem sequência em suas jornadas do conhecimento.