Canal do Princesa: Prefeitura inicia as obras de macrodrenagem no Bairro

Dois novos canais de drenagem serão abertos, além da instalação de trecho de aduela

Por: JAQUELINE DE MARCO MTB: 52.981 | 07/05/2024

Fotos Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande
Fotos Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande

Para melhorar o escoamento da água da chuva no Bairro Princesa e arredores, a Prefeitura de Praia Grande está iniciando nesta semana as obras de instalação de sistema de macrodrenagem no local, que contempla a implantação de dois novos canais de drenagem e um trecho de aduela. A obra vai atender todo o Bairro, em um trecho localizado entre a Rua Eulenice Maria Jacob Cardoso e a Rua 23, com um total de 2,5 km de abertura de canais. A previsão é que a obra seja concluída em 9 meses.

 

Um dos novos canais de drenagem será criado ao longo da Rua Arara Azul (paralelo à Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão) e outro conectado a esse e seguindo em direção ao Rio Branco. Além disso, o projeto prevê ainda a implantação de uma aduela, de 520 metros de extensão, 4 metros de largura e 1,20 metros de altura, sob a Rua Clodoaldo Norberto Buchetti, interligando o canal existente na Marginal ao novo canal que será construído.

 

Os canais que serão construídos no local terão 6 metros de fundo, com 1,7 metros de profundidade, permitindo um fluxo eficiente para o escoamento da água. As paredes dos canais serão inclinadas, com revestimento em pedra. Ao longo do canal na Rua Arara Azul ainda serão construídas duas passagens, para o acesso as áreas particulares existentes na proximidade. A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop), com investimentos municipais.

 

A prefeita Raquel Chini destacou a busca de anos que a Administração Municipal teve para conseguir iniciar estes trabalhos. “Esse serviço de macrodrenagem é um pedido feito pela população e a Prefeitura lutou para obter as autorizações e recursos necessários por entender a importância desse trabalho. Estamos iniciando essa importante obra com recursos próprios, com um projeto que atenderá o Princesa de ponta a ponta, da primeira à última rua do Bairro. É um serviço que será fundamental para o escoamento da água da chuva no local”, concluiu.