Candidatos a guarda civil municipal de PG farão doação de sangue nesta sexta-feira (09)

Objetivo é colaborar com campanha que reforça a necessidade durante o Carnaval

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 08/02/2024

A ideia partiu de uns dos inspetores da GCM - Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande
A ideia partiu de uns dos inspetores da GCM - Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Os vinte candidatos a Guarda Civil Municipal de Praia Grande, que estão participando da 7ª turma do curso de formação, farão uma boa ação nesta sexta-feira (09) doando sangue no Hemonúcleo de Santos, localizado no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. O objetivo é colaborar com as campanhas que reforçam a necessidade de doações na época do Carnaval.

 

A ideia partiu de um dos inspetores operacionais da corporação, Obanildo da Silva Fernandes, que já havia tentado fazer o mutirão com outras turmas de formandos. “Em 2012 nós fizemos com 80 candidatos e de lá pra cá, infelizmente, não conseguimos mais. Queremos mostrar que, embora exista uma certa rigidez na nossa função, isso não nos impede de fazer um gesto de amor ao próximo. Esse também é nosso papel perante a sociedade”.

 

Ele conta que se preocupa com o fato de que o Carnaval é uma época de muitos acidentes, principalmente nas estradas. “Tradicionalmente, é um período que as pessoas estão viajando, voltando das férias, e acabam não se preocupando tanto em doar sangue. No Carnaval, essa falta é mais sentida”.

 

Obanildo costuma doar sangue e, atualmente, incentiva também a família a ter o mesmo gesto, além dos futuros colegas de farda. “Tomara que essa ação sensibilize ainda mais outras pessoas também”.

 

O grupo deve sair em conjunto de Praia Grande por volta das 7 horas e chegar ao Hemonúcleo às 8 horas.

 

Para doar sangue é preciso:

 

  • Portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

 

Mais informações podem ser obtidas no Hemonúcleo de Santos pelo telefone (13) 3223-2860.