Canil da Guarda Civil Municipal de PG está com dois novos integrantes

Filhotes de border collie e pastor alemão já estão sendo treinados

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 15/09/2025

Foto Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande ganhou dois novos integrantes: um filhote de border collie e um de pastor alemão que já estão em treinamento e, em breve, deverão participar das ações do grupamento.


As mascotes ainda não têm nomes definidos e uma votação nas redes sociais da Prefeitura deverá ser realizada para que a população ajude na escolha. A data da votação ainda será divulgada.


De acordo com o inspetor Diego Souza de Lima, o border collie tem 4 meses e o pastor alemão, 3 meses. Os dois foram doados ao Canil da GCM por moradores da Cidade que conhecem o trabalho do grupamento e estão na fase inicial do treinamento. “Já atendem a comandos simples como ‘senta’, ‘fica’ e ‘deita’. Mas o objetivo é utilizar o border collie para o trabalho mais social e apresentações em escolas e o pastor para policiamento, guarda e proteção”.


Os treinamentos acontecem diariamente e, além de aprimorar as técnicas de adestramento, são importantes para que os cães desenvolvam mais afinidade com seus condutores. “Nesse período conseguimos perceber as características do cão, se o temperamento é mais para policiamento ou se é mais para as apresentações, então é uma fase bastante importante do treinamento”. 


O Canil é um dos grupamentos especializados da GCM, acionado para ocorrências mais específicas e que demandam uma presença ostensiva das forças de segurança. O treino de faro dos cães também é fundamental para as equipes na identificação de entorpecentes, por exemplo. Recentemente, um dos cães do grupamento, o Chronos, conseguiu localizar um tablete de cerca de 1 kg de maconha durante uma ação da Polícia Rodoviária em que houve o apoio da GCM.


Prêmios - O Canil de Praia Grande foi regulamentado por lei em agosto de 2007, mas atua desde 2004, e já conquistou 14 prêmios em concursos intercanis, além de outros resultados bastante positivos.


Os guardas que integram o Canil participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, de fundamental importância na corporação, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.


Atualmente, o grupamento conta com oito cães, incluindo os dois filhotinhos recém-chegados, e oito guardas.