Capacitação sobre auriculoterapia já reuniu mais de 350 profissionais de saúde de Praia Grande

Meta é incluir a prática como complemento ao tratamento convencional

Por: RODRIGO HERRERO | 17/10/2024

Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Com o objetivo de levar mais bem-estar e saúde para a população de Praia Grande, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade tem promovido uma capacitação sobre auriculoterapia para os profissionais da rede municipal. Com pouco mais de um ano desde o início da iniciativa, foram capacitados mais de 350 funcionários. Esta semana aconteceu a formação da 10ª turma, ampliando a oferta desse serviço para praticamente todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município.

A auriculoterapia é uma medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais a partir de estímulos em pontos específicos da orelha. A terapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que são utilizadas como recursos terapêuticos que atuam de forma integrada com o tratamento convencional, atuando especialmente na prevenção e na promoção à saúde.

O intuito do treinamento é introduzir nos atendimentos da Atenção Primária cada vez mais as práticas integrativas como auxílio no tratamento convencional. E o retorno tem sido percebido pelos profissionais. “Para cada turma nós montamos um grupo no Whatsapp para esclarecer dúvidas e sempre estamos conversando sobre a prática e recebendo feedback sobre os resultados, que têm sido sempre muito positivos, deixando a gente muito feliz”, afirma a nutricionista Roberta Hegedus, pós-graduada em naturopatia e fitoterapia e uma das palestrantes da capacitação.

A auriculoterapia produz inúmeros benefícios, podendo ser usada no tratamento de ansiedade, depressão e inúmeras outras dores e problemas. E tudo dentro do território dos pacientes. “A capacitação para a rede permite que a população tenha a oportunidade de acessar terapeutas capacitados, principalmente na rede de Atenção Primária, visando ter tratamento e acompanhamento na Usafa mais próxima de sua residência e de forma multidisciplinar”, enfatiza o fisioterapeuta Luiz Gustavo Corrêa, com pós-graduação em acupuntura e também palestrante da capacitação.

As atividades ocorrem na Usafa Noêmia e novas turmas deverão ser programadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), responsável pela organização do curso na rede municipal. Há a expectativa, inclusive, de introduzir capacitações de outras práticas integrativas. Para saber se sua Usafa já oferece esse serviço, se informe com sua equipe de saúde da família.

PICS – Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão, podendo também ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Os atendimentos começam na Atenção Primária, principal porta de entrada do SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.