‘Case’ de Praia Grande sobre recuperação de desastres virtuais é destaque em evento no Google
Equipe da Secretaria de Planejamento esteve em evento nesta terça (26)
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 27/03/2024

Equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Praia Grande esteve nesta terça-feira (26) em um dos escritórios do Google, em São Paulo, para apresentar o projeto de recuperação de desastres virtuais adotado em 2023 pela Administração Municipal, através de processo licitatório. A equipe foi convidada pelo Google para expor o projeto por ter sido um dos primeiros serviços públicos do País a implantar o sistema.
O foco da apresentação foi a implantação do DRaaS, ou recuperação de desastres como serviço, que é a proteção de todos os dados informatizados que circulam pela Administração Municipal e que foi projetada pela Seplan e realizada por meio de um processo licitatório com a PPN Consultoria.
Na ocasião, técnicos do Google também apresentaram as principais tendências tecnológicas, principalmente sobre Inteligência Artificial (IA) voltadas em especial à Administração Pública. Além do grupo de mais de 20 técnicos da Seplan e também de outros setores ligados à área de tecnologia da Prefeitura de Praia Grande, representantes da Prefeitura de Americana também participaram do evento.
De acordo com o diretor do Departamento de Informática da Seplan, Roger Nowill, foram dois anos de trabalho até a conclusão do projeto. “Todas as informações contidas em todos os computadores da Prefeitura estão agora protegidas diretamente no Google. Qualquer tipo de desastre natural, como um incêndio, ou até mesmo um ataque cibernético não será uma ameaça a esses dados”.
Ele explicou ainda que Praia Grande foi um dos primeiros serviços públicos do País a implantar esse sistema por meio do DRaaS com a consultoria da PPN. “Tivemos parceiros de qualidade para desenvolver esse trabalho. Não queremos ter que usar esse recurso, mas ele nos dá segurança para trabalhar e atender aos objetivos da Administração Municipal que é a prestação de serviço e atendimento de excelência. Esperamos servir de exemplo para outras prefeituras”.
A Prefeitura de Praia Grande vem investindo maciçamente em tecnologia e em ferramentas para garantir a segurança de informações seguindo um conjunto de ações necessárias para a construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública.