Cemas abre no domingo (20) para vacinar a população

Polo não funciona no sábado (19), mas Usafas estarão abertas para imunização e Dia D da Saúde da Mulher

Por: RODRIGO HERRERO | 18/10/2024

(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

O Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) estará aberto no domingo (20), das 9 às 15 horas, para vacinar a população em Praia Grande.

No sábado (19), o local estará fechado, em virtude do Dia D dedicado ao Outubro Rosa, em que as 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) estarão abertas das 9 às 16 horas, ofertando uma série de atividades para o público feminino, além de oferecer a vacinação para quem procurar o serviço neste dia.

Confira a seguir as vacinas disponíveis no momento, o público liberado e a documentação necessária.

Gripe – O imunizante contra a gripe continua sendo aplicado no Município para todas as pessoas acima dos 6 meses. Para receber o imunizante, é necessário levar documento oficial com foto e carteira de vacinação. A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B, da linhagem Victoria. Apesar da campanha contra a gripe ter sido prorrogada pelo Governo do Estado de São Paulo até o dia 14 de julho, Praia Grande continuará imunizando a população até o término dos estoques.

Dengue – A vacinação contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes de 10 e 14 anos. Para receber esta vacina é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou de um responsável e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável.

Importante lembrar que o esquema vacinal deste imunizante é composto por duas doses. Portanto, se já passaram três meses que seu filho recebeu a primeira dose, procure o posto de saúde para completar a vacinação contra a dengue.

Outras vacinas – Estão disponíveis também os imunizantes correspondentes ao Calendário Nacional de Vacinação, como sarampo, poliomielite, hepatite, entre outras. A vacina contra a meningite é oferecida atualmente para crianças menores de 5 anos. A meningocócica ACWY, por sua vez, está disponível para quem tem de 11 a 14 anos. Também permanece à disposição a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

A vacinação contra a covid-19 está temporariamente suspensa, pois as doses do imunizante se esgotaram no Município. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande aguarda a chegada da remessa de novas doses a serem enviadas pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde.