Cemitério de PG digitaliza processos para reduzir uso de papel e tinta de impressora

Economia, por mês, representa cerca de 2 mil folhas a menos nos arquivos

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 20/06/2024

 (Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

Os serviços administrativos do Cemitério Morada da Grande Planície em Praia Grande passaram por modernização. Agora, parte burocrática dos pedidos de exumação, renovação de carneiro, renovação de ossuários não terão mais a exigência de cópias de documento em papel ou impressão de comprovantes. Todas as atualizações serão digitais, o que ocasionará diminuição dos gastos com papel e tinta de impressora. A expectativa é que cerca de 2 mil folhas deixem de ser usadas todo mês.

 

A cada novo sepultamento, um processo é criado no cemitério. Documentos são impressos, cópias são anexadas e um conjunto de papeis é arquivado no almoxarifado. Na fase de renovação de prazo, tudo se repetia, porém agora isso não vai mais acontecer. As cópias de documentos, quando mantidos os mesmos dados do cadastro, não serão mais necessárias. Tudo será validado de forma digital, pelo servidor do local.


De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos da Sesurb, Marcelus Condé Machado, a digitalização de parte do processo não altera os procedimentos, apenas os torna mais sustentáveis. “Buscamos preservar o meio ambiente com o uso mais responsável do papel e tinta de impressora. Não será necessário anexar novas cópias de documentos nos processos de renovação, exumação, entre outros. Para o usuário não muda nada, para o meio ambiente, faz diferença”.

 

O Cemitério Municipal Morada da Grande Planície fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 3377, no Bairro Antártica, em frente ao Viaduto 15 (Eládio E. P. de Barros) da Via Expressa Sul. O telefone é 3496-5661 ou 3496-5678. O local atende todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h.