Cicoe é referência para órgãos públicos na implantação de sistema de segurança
Representantes da Fundação Florestal visitaram o local nesta terça-feira (06)
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 07/05/2025
O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande é referência quando o assunto é tecnologia aliada à segurança pública. Por este motivo, representantes da Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, estiveram no local nesta terça-feira (06) para conhecer de perto os recursos disponíveis e basear um projeto a ser implantado pelo órgão.
Na ocasião, os diversos recursos disponíveis no Cicoe foram apresentados pelo inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos. O vídeo analítico, que filtra as imagens de acordo com as demandas, o reconhecimento facial e o reconhecimento óptico de caracteres são os principais destaques e foram esmiuçados. Um dos avanços mais recentes é a integração das câmeras de reconhecimento facial ao programa Muralha Paulista, que já possibilitou a prisão de mais de 20 procurados da Justiça.
Ainda foram apresentadas algumas ocorrências reais com desfechos exitosos, mostrando como o sistema funciona na prática e o quanto auxilia as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar durante os patrulhamentos pela Cidade, além da Polícia Civil em investigações criminais.
De acordo com o assessor de Monitoramento da Diretoria Executiva da Fundação Florestal, Alexandre Marques Oliveira, a fundação identificou algumas demandas nas quais o uso de tecnologia seria fundamental para a solução de problemas, como por exemplo construções irregulares, extrativismo e até mesmo turistas perdidos. “Não imaginávamos quantas possibilidades encontraríamos aqui. Estamos iniciando as tratativas para uma parceria ou implantação de um projeto semelhante ao que a Prefeitura tem para levar para nossa realidade”.
A Fundação Florestal foi criada em 1986 para atuar no manejo, conservação e ampliação das florestas de produção e das Unidades de Conservação (UCs) estaduais e em Praia Grande é responsável pela gestão do Parque Estadual Xixová-Japuí, Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Itutinga-Pilões e APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha Litoral Centro.
Referência - Atualmente, Praia Grande conta com mais de 3.400 câmeras de monitoramento instaladas em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.
Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.