Cicoe recebe visita de representantes da área de segurança de Cubatão

Equipe conheceu as funcionalidades do sistema de monitoramento que é referência na região

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 15/10/2025

Foto Richard Aldrin/PMPG
Foto Richard Aldrin/PMPG

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) recebeu nesta terça (14) a visita de representantes da Prefeitura de Cubatão. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Aparecido Amaral de Carvalho; o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Edilson Ferreira da Silva; o assessor de Educação e Segurança, Ivaldo de Sousa Mendonça e o assessor do Programa Governamental Invasão Zero, André França.


O objetivo foi conhecer o sistema de monitoramento da Cidade. Com mais de 3.600 câmeras e dotado de modernos recursos, o parque tecnológico praia-grandense é uma referência na região na área de segurança pública.


O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, que apresentou as funcionalidades dos recursos e algumas ocorrências de êxito que contaram com o auxílio do monitoramento.


“Praia Grande é uma referência quando falamos do sistema de monitoramento e da efetividade das ações que são realizadas com o apoio desse sistema. Em Cubatão, estamos começando, temos um sistema embrião e viemos aqui em busca de experiência e bons exemplos para que possamos implantar na nossa Cidade e prestar, cada dia mais, um bom serviço à população”, explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, Aparecido Amaral de Carvalho.


Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.600 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.


Um dos destaques do espaço fica por conta do “videowall” composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.