CMDCA promove palestra sobre a identificação da violência doméstica
A palestrante, Indianara Trainotti, apresentou dados sobre o problema
Por: MILENA MURETI (estagiária) MTB: | 07/11/2025
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Praia Grande realizou o Fórum Permanente dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. O evento, que ocorreu na quinta-feira (6), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, contou com a presença de servidores municipais e aprendizes do Camp-PG.
A palestra foi ministrada pela professora do Instituto Ranai, Indianara Trainotti, e teve como tema central “Treinando o olhar do profissional para identificar a violência doméstica e o abuso sexual”. A docente leciona em cursos de formação sobre Direitos das Crianças e Adolescentes e já atuou como Conselheira Tutelar.
“É preciso compreender o que é a violência, como ela se configura e quais são os sinais e sintomas. Além disso, todos devem saber como agir nessas situações, principalmente os profissionais, e quais são os canais de denúncia. São várias informações que a gente precisa abordar para contemplar essa temática”, disse ela.
Já o presidente do CMDCA, Tadeu Costa, relatou que o papel do Conselho Municipal é fortalecer a rede de atendimento sobre a questão da violência doméstica e sexual. “A ideia é capacitar os nossos profissionais e melhorar o olhar que eles têm nas questões destes atendimentos específicos”, afirmou.
A coordenadora do Cras Nova Mirim, Karina Gama, que também participou do evento comentou que a palestra ajudou a ampliar o olhar do assistente social, profissional que atua em muitos momentos com questões relacionadas a estas ocorrências. “É um ganho de conhecimento para nós e toda a rede acaba sendo beneficiada com esse tipo de informação”.
