Com a ajuda do teatro, Usafa Aloha orienta os pacientes sobre hipertensão arterial e tabagismo

Atividade faz parte das “Sextas com Mais Saúde” que são feitas pela unidade

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 27/05/2025


 

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Aloha promoveu uma atividade de educação em saúde diferenciada para tratar sobre a hipertensão arterial e o tabagismo. Por meio do teatro, a equipe da unidade e os pacientes encenaram uma peça em que puderam compartilhar conhecimentos e aprender de forma mais lúdica e animada. Os dois temas foram abordados, pois no último dia 17 foi celebrado o Dia Mundial da Hipertensão, enquanto no próximo sábado (31) será a vez do Dia Mundial sem Tabaco.

 

Com base na animação “Divertidamente”, em que as emoções são humanizadas e tomam conta da história da garota Riley, a peça teatral usou na última sexta-feira (23) o mesmo mote para aproximar dos pacientes os aspectos que levam à doença. Só que, ao invés da Alegria, do Medo e da Raiva como personagens do filme, na peça os participantes se tornaram Obesidade, Sedentarismo, Tabagismo, Má Alimentação, entre outros fatores de risco. Um munícipe representou a Artéria. Outros figuraram como os elementos que podem diminuir os fatores de risco e ajudar a controlar a pressão arterial, como o Exercício Físico, por exemplo.

 

“Com o desenrolar da peça as pessoas foram entendendo que ao trazer esses fatores de risco para dentro do seu corpo a sua artéria vai ficar sobrecarregada e gerar a hipertensão. Depois mostramos o que acontece com a prática do exercício físico, que diminui o sobrepeso, o estresse, trazendo inúmeros benefícios à saúde. Achei muito válido levar o conhecimento por meio do teatro, pois uma coisa é eles saberem o que é a doença e outra é eles entenderem na prática, participando e olhando tudo de forma didática”, explicou o educador físico João Augusto Alves, da Academia da Saúde Aloha.

 

Além do teatro, os profissionais de saúde da Usafa também palestraram sobre o assunto, focando em suas especialidades. Participaram da atividade a médica de família Mary Yukie Chiba, as enfermeiras Paula Cristina Yarade Serrão e Cleusa Nazarra da Silva Nunes, a cirurgiã-dentista residente Aline da Conceição Santos e a auxiliar em saúde bucal Edilene da Silva Alves. Na parte da odontologia foi entregue ainda aos participantes um panfleto educativo e uma escova de dentes.

 

“A odontologia abordou o que o tabagismo pode causar na saúde bucal, como gengivite, periodontite, lesões que não cicatrizam e câncer de boca, além de poder causar mau hálito. E também sobre a importância de parar de fumar, pois com isso o hálito melhora, a gengiva cicatriza, diminui o risco de doenças graves, melhora o paladar e o olfato. Orientamos também que, quando houver alguma lesão vermelha ou branca na boca, que não cicatriza facilmente, a pessoa deve procurar a Usafa para avaliar e encaminhar se necessário”, disse Aline.

 

Mais Saúde – A atividade compõe as “Sextas com Mais Saúde”, que a Usafa Aloha está desenvolvendo na última sexta-feira de cada mês com a comunidade. O projeto reúne atividade física desenvolvida pela Academia da Saúde Aloha e palestra apresentada pela equipe da Usafa ou por algum convidado sobre um tema relacionado à saúde com o objetivo de orientar a população.

 

“A gente traz para participar os alunos da Academia e também os insulino-dependentes e hipertensos que vêm à unidade para retirar medicamento, o aparelho de medição e fazer o acompanhamento em saúde. Com isso, esses públicos têm contato com atividade física e também recebem informações específicas sobre saúde”, afirmou a diretora da unidade, Maria Aparecida Souza.