Com boa expectativa, Praia Grande embarca para os Jogos Abertos do Interior
Embarques terão início nesta sexta-feira (6)
05/12/2024

Procurando manter-se entre as potências do esporte no Estado de São Paulo, a cidade de Praia Grande embarca com 20 pessoas a partir desta sexta-feira rumo aos 86º Jogos Abertos do Interior que serão realizados mais uma vez na cidade de São José do Rio Preto de 6 a 20 de deste mês.
A mais tradicional competição poliesportiva da América Latina reunirá aproximadamente 6 mil atletas de 126 municípios que disputarão 29 modalidades em busca de medalhas.
Em 2023, Praia Grande terminou a competição na inédita 6ª colocação na classificação geral com 111, 5 pontos somando 52 medalhas conquistadas no total. Foram 20 medalhas de ouro, 15 de prata e 17 de bronze.
Para o chefe da delegação, Daniel Lima de Melo, Diretor de Departamento de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer a expectativa é muito boa: “Estaremos participando com cerca de 320 atletas e brigaremos por medalhas com boas chances em algumas modalidades”.
Ele explica ainda que, mesmo com uma grande quantidade de atletas, a cidade sofreu algumas baixas na delegação: “Devido ao período alguns atletas estão com problemas de fechamento de notas das faculdades e poderão até não participar”.
Outro fator que torna a edição deste ano atípica é o período de realização da competição: “Mexeu com o ciclo de treinamento de todas as modalidades. Dentro da programação no início do ano, a preparação foi feita para alcançarem o ápice na previsão inicial dos Jogos. Com o adiamento para este mês, muitos estão na curva descendente de preparação após atingir o ponto mais alto no pico de treinamento”.
Mesmo assim, a cidade de Praia Grande vai forte para a competição onde em algumas modalidades a cidade participação da região mais forte dos Jogos Regionais competindo com grandes potências. Em outras modalidades, o interior do estado se mostra forte.
Com a alteração da data da competição, alguns municípios desistiram de participar e, outros não estarão presentes em algumas modalidades que optarão em não participar. De qualquer forma, a competição sempre tem um nível elevado com a participação de atletas de alto nível inclusive olímpicos.
Segundo o subsecretário de Esportes, Cláudio Camarão, a Prefeitura realizará todo o apoio necessário para a equipe. "Estarei acompanhando a equipe de apoio no embarque de amanhã para estar supervisionando e auxiliando a montagem das instalações e chegada dos primeiros atletas dando suporte a todos".
PRIMEIRO EMBARQUE - Nesta sexta-feira, dia 6, a equipe de trabalho que fará a preparação do alojamento seguirá para São José do Rio Preto com saída, às 11h da Secretaria de Esportes e Lazer, no Bairro Tupiry. Serão cerca de pessoas que estarão levando toda a infraestrutura para que nada falte aos atletas durante os jogos.
No sábado, dia 7, às 23 horas, o primeiro grupo de atletas sairá do Ginásio Rodrigão. Serão os atletas do vôlei de praia, wrestling, damas, handebol masculino e basquete feminino. No domingo, dia 8, às 21 horas seguirão os atletas do caratê e atletismo saindo do mesmo local.
ALOJAMENTO - Na cidade de São José do Rio Preto, nossos atletas ficarão alojados na Escola Estadual Professora Maria Galante Nora, no Bairro Jardim à Avenida Antônio Pereira da Silva, 1.145.
ABERTURA - A cerimônia de abertura da competição está marcada para o domingo, dia 8, às 18 horas no Teatro Paulo Moura com a participação de todos os municípios representando por número limitado de atletas.
PRIMEIRAS COMPETIÇÕES - Ainda no domingo acontecerá o Congresso Técnico do wrestling e damas, no período da tarde, antes da cerimônia de abertura.
No primeiro dia de competições, na segunda-feira, dia 9 estão programados:
Vôlei de Praia Masculino
Centro Regional de Eventos
8h30 – Praia Grande x Araçatuba
Vôlei de Praia Feminino
Centro Regional de Eventos
9h – Praia Grande x São José do Rio Preto
Vôlei de Praia Masculino
Centro Regional de Eventos
11h – Praia Grande x Serra Azul
Basquete Feminino
Ginásio Alberto Cecconi
14h – Praia Grande x Jundiaí
Handebol Masculino
Ginásio “19 de março”
14h30 – Praia Grande x Santos
A Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis espera sucesso na realização dos Jogos: “É uma competição tradicional e que tem como marca a revelação de grandes atletas. São José do Rio Preto está preparada para fazer dessa a mais especial edição dos Jogos Abertos”.
HISTÓRIA - Os Jogos Abertos do Interior tiveram início em 1936, no município de Monte Alto, por iniciativa de Horácio Barioni, conhecido como “Baby” Barioni, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense. Na primeira edição participaram as cidades de Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia.