Com recorde de inscrições, Programa de Residência Multiprofissional de PG realiza prova

Gabarito deverá ser disponibilizado a partir desta terça-feira (26)

Por: RODRIGO HERRERO | 25/11/2024

(Fotos Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande)

Um total de 360 pessoas participou da prova do processo seletivo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande na manhã deste domingo (24). Os profissionais buscam uma das 28 vagas disponíveis no programa de especialização na rede municipal de saúde, nas áreas de odontologia (12 vagas), enfermagem (10 vagas), fisioterapia (4 vagas) e psicologia (2 vagas).

 

O gabarito da prova deverá ser disponibilizado a partir desta terça-feira (26) no site https://www.praiagrande.sp.gov.br/Atendimento/saude/rsd_multiprofissional.asp. Os recursos quanto aos resultados do gabarito estão previstos para ocorrer entre os dias 27 e 29. O início das atividades da residência multiprofissional está prevista para março de 2025.

 

O processo seletivo do Programa de Residência Multiprofissional registrou um recorde de inscrições este ano. Foram 563 profissionais que demonstraram efetivo interesse na especialização, um aumento de mais de 50% em relação ao processo seletivo de 2023. Porém, foram registradas 203 ausências na prova, o que corresponde a uma taxa de absenteísmo de aproximadamente 36%.

 

Iniciado em 2017, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande é um curso de pós-graduação com duração de dois anos. Podem se candidatar aqueles que concluíram a graduação plena em uma das quatro áreas acima mencionadas, realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), entre outros requisitos expostos no edital.

 

Pelo fato de o programa estar habilitado pelos ministérios da Educação e da Saúde e também pelo Município ter 100% de cobertura de atendimento da população dentro da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a especialização tem atraído cada vez mais profissionais para aperfeiçoarem seus conhecimentos e aprenderem na prática o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Esse programa vem ao longo dos anos se consolidando no Município, fato esse que se revela na procura cada vez maior de candidatos para a ocupação das vagas. E além de formar profissionais a atuarem no SUS, o programa busca a formação e a qualificação dos profissionais na assistência prestada à população, propondo iniciativas de promoção e prevenção à saúde junto à população onde estão alocados”, explica a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional de Praia Grande, Liliana Vaz de Lima Santos.

 

Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

 

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 216 profissionais. São 101 médicos, 46 dentistas, 44 enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 11 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.