Comissão Especial realiza reunião com Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de SP (IGC)
Encontro foi para debater sobre o uso do Sistema Brasil M.A.I.S
Por: ANA GABRIELA SALU | 08/02/2024
A Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação realizou uma reunião com o Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC) nesta terça-feira (06). Estiveram presentes três representantes do IGC: a geógrafa, Heloísa Lopes; o assistente técnico, Márcio Quedinho e o arquiteto Rafael Siqueira. Além de representantes da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Guarda Ambiental e Secretaria de Habitação (Sehab). O objetivo da reunião foi entender como a Prefeitura trabalha com o monitoramento das diversas áreas de risco no Município usando o sistema Brasil M.A.I.S, da Polícia Federal, pois a partir de outubro de 2023 o Governo do Estado passou a ter um convênio com esse mesmo sistema e pretende disponibilizá-lo a 52 municípios.
O Governo do Estado vai usar o sistema para prevenir a perda de vidas e do patrimônio, contando com alertas específicos. O assistente técnico, Márcio Quedinho, comentou sobre a reunião. “Fizemos o convênio com o Brasil M.A.I.S em outubro do ano passado e como Estado estamos olhando o macro, mas como a Praia Grande já realiza um trabalho com esse mesmo sistema, nós viemos até aqui para saber como é feito esse gerenciamento e análise de dados pelo município, ou seja, como esses alertas do sistema são usados na ponta desse processo. Nos surpreendeu ver que já existe uma comissão, uma equipe que gera relatórios diários. Essa experiência observada em Praia Grande vai servir para os outros munícipios que estamos trabalhando, ao todo são 52 cidades no Litoral Norte, Região Metropolitana da Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo”.
Para o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Barbatano Marques, servir de modelo para tantas outras cidades é algo muito gratificante e que reflete todo o empenho das equipes envolvidas.