Comitiva de Laranjal Paulista visita Cicoe e usa GCM de PG como referência

Grupo foi recebido pelo prefeito Alberto Mourão na terça-feira (15)

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 17/07/2025


 

Representantes da cidade de Laranjal Paulista estiveram em Praia Grande na última terça-feira (15) para conhecer a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) e o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e usá-los como referência para mudanças que pretendem implementar na corporação do Município, localizado no interior do estado de São Paulo.

 

A vice-prefeita, Claudia Martins; o secretário de Segurança, Anderson Martins; e integrantes da GCM foram recebidos pelo prefeito Alberto Mourão, que contou um pouco de como a corporação praia-grandense se tornou referência em segurança na região. “Nossa GCM começou como uma patrulha municipal, foi sendo aprimorada ao longo dos anos e hoje tem uma estrutura robusta. A tecnologia hoje se transformou em forte aliada das forças de segurança da Cidade, em especial a GCM”, destacou o prefeito.

 

Embora a GCM de Laranjal Paulista tenha sido criada há 23 anos, o objetivo do grupo, de acordo com a vice-prefeita, é melhorar a estrutura da corporação, principalmente com foco no turismo da cidade. “Temos cerca de 27 mil habitantes e estamos nos transformando em uma estância turística e a segurança é fundamental nesse aspecto. Praia Grande é um ótimo exemplo de gestão, por isso viemos conhecer de perto”.

 

Após a conversa com o prefeito, a comitiva foi ao Cicoe acompanhada pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi. No local, o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, apresentou as funcionalidades de cada recurso, principalmente os softwares de reconhecimento facial e de caracteres.

 

E é graças justamente ao sistema de reconhecimento facial que foi possível integrar 50 câmeras da Cidade ao Programa Muralha Paulista, do governo do Estado de São Paulo, recurso mais recente do sistema e que deve passar por ampliação em breve.

 

Os visitantes puderam ainda acompanhar de perto como os operadores do Cicoe realizam os patrulhamentos virtuais e tirar dúvidas a respeito da integração que é realizada tanto com as equipes da Guarda Civil Municipal quanto da Polícia Militar, além de outras secretarias municipais como Trânsito, Meio Ambiente e Habitação.

 

Funcionamento - Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.400 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.

 

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.