Conecta PG faz sucesso em unidades de assistência social e terá novas turmas em 2024

Um dos principais objetivos do projeto é a inclusão digital

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 08/02/2024

Sucesso: assim foi definida a primeira turma do Conecta PG, projeto lançado no ano passado com o objetivo de oportunizar inclusão digital aos usuários dos serviços da Secretaria de Assistência Social (Seas). Em reunião realizada nesta terça-feira (06), foram apresentados resultados e anunciadas novas turmas ainda este ano.

 

Representantes da Seas e da Secretaria de Planejamento (Seplan), responsáveis pela elaboração do projeto, e da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec-PG) se reuniram para uma avaliação. Foram 128 pessoas atendidas, em 15 unidades de assistência social, como o Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) e Conviver, 23 pontos de wi-fi instalados, 16 pontos de internet cabeada, além do uso de 42 computadores. O trabalho contou ainda com a colaboração de sete instrutores da FATEC para capacitação dos frequentadores.

 

A capacitação aconteceu de duas formas: para celular e para computadores de mesa (desktop). Os alunos puderam aprender como usar a internet com segurança, como conectar o wi-fi, como acessar o whatsApp, redes sociais e outros serviços digitais, noções do Youtube, cursos online, entre outros. Os conteúdos variam para celular e para desktop.

 

Como um dos principais objetivos do Conecta PG é a inclusão digital de pessoas que não estão muito acostumadas com esse “mundo”, o coordenador das unidades Conviver, Lucas Pina, destacou a importância deste trabalho no contexto da Melhor Idade, uma vez que 77% dos participantes eram idosos. “Os números mostram o interesse desse público e que os idosos querem aprender, entendem que o mundo mudou e que é preciso estar atualizado. O Conecta PG não apenas deve continuar, como poderia ser ampliado”, observou.

 

Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Proteção Social da Secretaria de Assistência Social, Mônica Pimentel; a coordenadora dos PICs e CAFES de Praia Grande, Jô Luna; e a diretora da Fatec, Viviam Ester de Souza.

 

A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira agradeceu o empenho das equipes da Seas e da Fatec, que conseguiram colocar o projeto em andamento rapidamente de forma a dar início à primeira turma ainda no final do ano passado, dando um importante passo na concretização do trabalho. “A inclusão das pessoas é uma das prioridades da Administração Municipal e quando falamos do Conecta PG, falamos de acesso à informação, a serviços, à cultura, a oportunidades em geral. Tivemos um aproveitamento muito positivo e esperamos que as próximas turmas sigam nesta mesma direção”.

 

A data das inscrições de novas turmas ainda não está definida, mas deverão ser realizadas nas unidades, de forma presencial.

 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - A iniciativa atende os seguintes itens dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), considerando seu contexto em nível municipal:

 

  •    ODS 1 – Erradicação da pobreza;
  •    ODS 4 – Educação de qualidade;
  •    ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
  •    ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
  •    ODS 10 – Redução das desigualdades;
  •    ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes;
  •    ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.