Conecta PG: projeto já inseriu quase 400 pessoas no ‘mundo digital’

Desde o final do ano passado, foram realizadas três turmas

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 04/07/2024

Foto Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande
Foto Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande

O ConectaPG, projeto implantado em parceria entre as secretarias de Planejamento (Seplan) e Assistência Social (Seas), já capacitou quase 400 pessoas em três turmas realizadas desde o início do ano passado. Com a implantação de polos de conectividade, o projeto é voltado principalmente aos idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de ofertar mais inclusão digital.


Em 2023 foram 31 unidades de serviços de assistência social atendidas com 23 pontos de wi-fi instalados, 16 pontos de internet cabeada, 42 computadores, 7 instrutores da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec PG); e 128 pessoas capacitadas.


 Já em 2024, na primeira turma, com a mesma quantidade de pontos de wi-fi e de internet cabeada e mesma estrutura de 2023, foram capacitadas 108 pessoas. E a segunda turma deste ano encerra suas atividades nesta sexta-feira (05) com 163 pessoas matriculadas, totalizando 399 alunos em pouco mais de sete meses de projeto.


O Conecta PG conta ainda com convênio de cooperação com a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Praia Grande) para a capacitação dos usuários.


A capacitação acontece de duas formas: para celular e para computadores de mesa (desktop). Os alunos podem aprender como usar a internet com segurança, como conectar o wi-fi, como acessar o whatsApp, redes sociais e outros serviços digitais, noções do Youtube, cursos online, entre outros. Os conteúdos variam para celular e para desktop.


A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira explica que a inclusão das pessoas é uma das prioridades da Administração Municipal e está entre as metas de governo da prefeita Raquel Chini. “Quando falamos do Conecta PG, falamos de acesso à informação, a serviços, à cultura, a oportunidades em geral. Tivemos um aproveitamento muito positivo e consideramos o resultado até o momento extremamente positivo”. 


Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - A iniciativa atende os seguintes itens dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), considerando seu contexto em nível municipal:


    ODS 1 – Erradicação da pobreza;

    ODS 4 – Educação de qualidade;

    ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico;

    ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

    ODS 10 – Redução das desigualdades;

    ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

    ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.