Conscientização sobre autismo é tema da Feira de Artesanato Itinerante neste domingo (6)

Com entrada gratuita, edição será na área de lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho)

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 03/04/2025

Foto Arquivo
Foto Arquivo


A primeira Feira de Artesanato Itinerante de abril acontece neste domingo (06), em Praia Grande! Das 11h às 17h, a temática especial destacará o mês de conscientização sobre o autismo. Com entrada gratuita, o evento será realizado na área de lazer Ézio Dall’Acqua, popularmente conhecida como Portinho (Rua Paulo Sérgio Garcia, s/nº, no bairro Sítio do Campo). Além disso, moradores e turistas poderão apreciar os produtos confeccionados pelos artesãos da Cidade.

 

Com previsão de 30 barracas, a Feira oferecerá uma grande diversidade de produtos, incluindo tapetes, brinquedos, roupas, acessórios e irresistíveis opções de doces e salgados. Entre elas está a barraca do projeto M.A.E.S (Mães Atípicas Empreendedoras da PG), que reúne mães de autistas, superdotados, crianças com TDAH e paralisia cerebral, envolvendo deficiências visíveis e ocultas. O projeto é aberto para todas as mulheres que dedicam inteiramente para cuidar do outro. A representante das Mães Atípicas, Cris Gouvêa, destaca os serviços fornecidos e comenta sobre a importância de evidenciar o autismo.

 

 "Somos artesãs, costureiras, crocheteiras, cozinheiras, designers, entre outras profissões, compartilhando realidades, sonhos e amor. Na barraca de artesanato, oferecemos uma diversidade de crochês, bolsas, biquínis, brincos e utensílios domésticos. Também ofertamos bolos, cocadas, empadas e tortas salgadas. Nas feiras itinerantes, temos voz ativa para apresentar o projeto M.A.E.S e discutir sobre o autismo e todas as suas nuances".

 

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Maurício Petiz, é muito importante utilizar eventos culturais para dar visibilidade a pautas relevantes no Município. "A Feira de Artesanato Itinerante é um dos destaques de Praia Grande. As temáticas especiais servem como uma forma de adaptar o evento às tendências do momento, tornando-o sempre atrativo para moradores e turistas. Na sua primeira edição, o destaque será o 'Abril Azul', mês de conscientização sobre o autismo. Trata-se de uma causa social muito importante que, além de promover inclusão, fomenta o comércio local", afirmou Petiz.

 

A campanha - "Abril Azul" busca promover a conscientização e ampliar a visibilidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse momento destaca a necessidade crescente de criar e implementar programas que ofereçam apoio às pessoas com autismo. O TEA é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta na primeira infância, embora muitos indivíduos sejam diagnosticados apenas na vida adulta.