Conselheiros tutelares e servidores participam de capacitação sobre o SIPIA
Sistema auxilia na rotina de trabalho para elaboração de políticas públicas para crianças e jovens
Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 22/08/2025

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Praia Grande promoveu uma capacitação para conselheiros tutelares e membros da rede pública de atendimento da criança e do adolescente sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). O curso aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, no Porto do Saber, no bairro Boqueirão.
O SIPIA é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes. No curso, os conselheiros aprenderam mais sobre como operar e alimentar o sistema com dados colhidos em seu trabalho, disponibilizando essas informações à rede municipal. Todo o trabalho segue o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente e também as Resoluções do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Após a capacitação, a Comissão Municipal de Monitoramento de Uso do SIPIA será reativada a fim de acompanhar o trabalho do Conselho Tutelar no uso do sistema. “O SIPIA traz grandes avanços para a proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente, e significa mais informatização e o fim do uso do papel durante os trabalhos. Essa capacitação presencial é muito importante para que os conselheiros aprendam a usar esse sistema para utilizá-lo na rotina”, disse Tadeu da Costa, presidente do CMDCA.