Conselho Tutelar realiza ação de sensibilização contra o abuso de crianças e adolescentes

Iniciativa reforça a campanha de conscientização da Prefeitura de PG contra a exploração infantil

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 20/05/2025

Fotos Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande


Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio pela Lei Federal 9.970/2000, o Conselho Tutelar de Praia Grande decidiu somar ainda mais esforços à Prefeitura da Cidade e reforçar a campanha de conscientização da Administração Municipal contra essa prática.

 

Para isso, membros do Conselho Tutelar foram até o Litoral Plaza Shopping neste domingo (18) realizar uma ação de sensibilização ao combate à violência sexual infantil, através da distribuição de panfletos educativos e da orientação aos visitantes que chegavam ao local no decorrer do dia.

 

Foi o que disse a representante do Conselho Tutelar Norte, Ju Cortes. “Nós escolhemos promover essa ação exatamente nesta data para realmente fazer a conscientização da população, já que é o dia nacional de combate a esse mal. Além disso, abordar esse tema ainda é um tabu para muitas pessoas, então temos que colocar mesmo o dedo na ferida e provocar essa sensibilização, explicando para elas que é necessário permanecer com o olhar atento para esta causa, assim como ressaltar a importância da denúncia em casos de quaisquer suspeitas. Há várias maneiras de se fazer isso, inclusive: tem o disque 100 (que é o número nacional), o 190 (que é o número da Polícia Militar), o Conselho Tutelar propriamente, entre outras. Não podemos fechar os olhos para isso, pelo contrário, temos que proteger a criança de hoje, porque ela será o nosso adulto de amanhã”.

 

O integrante do Conselho Tutelar Sul, Benvindo Santos, concordou. “Esse trabalho de disseminação da informação é fundamental, porque, talvez, uma criança ou adolescente possa estar passando por algum tipo de violência, como a sexual, e as pessoas podem não saber como ajudar. Agora, com essa campanha que está sendo feita, elas podem ter mais consciência da gravidade dessa situação e do que pode ser feito para denunciar e, assim, auxiliar no amparo e no cuidado das vítimas da forma correta”.

 

O Conselho Tutelar faz parte da rede de apoio que atua diariamente nesta luta, ao lado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável por liderar a campanha de conscientização na Cidade, da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) e de outros equipamentos e secretarias da Prefeitura.

 

Campanha – Praia Grande segue a campanha "Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes", que é nacional e visa mobilizar a sociedade para a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual desse público, por meio de iniciativas realizadas ao longo de todo o mês, chamado de Maio Laranja. A ação foi criada em 2009, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Disque 100 – Se você é vítima ou souber de alguma criança ou adolescente que sofre algum tipo de violência, denuncie pelo Disque 100. O número está disponível diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Também é possível procurar ajuda junto ao Conselho Tutelar, ligando no 0800-773-9933, e na Polícia Militar, no número 190.