Curso de confeitaria do PIC Vila Alice forma novos empreendedores na área
Alunos têm a quem seguir: a professora do curso, Daiane da Silva, que é um exemplo para todos
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 29/07/2025
Um lugar de diversas histórias que, muitas vezes, se encontram e resultam em um novo capítulo. É o que acontece no Programa de Integração e Cidadania de Praia Grande, o PIC: criado pela Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e que têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e ao entrosamento familiar.
Iniciativa, inclusive, que já mudou a vida de centenas de pessoas da Cidade, com atividades esportivas, culturais e inúmeras aulas de geração de renda para todas as idades. Entre as pessoas que encontraram um novo propósito a partir das capacitações oferecidas no programa está a Dona Nilza Vitória, de 69 anos, que está em sua primeira qualificação no PIC e que, através dela, superou até uma depressão.
“Eu estava em uma situação bem ruim, até que a diretora do PIC Vila Alice, a Almerita Barbosa, me convidou para o curso de confeitaria. No início tive medo, mas todos me receberam com carinho e me incentivaram a colocar em prática o que estava aprendendo. Foi assim que comecei a empreender na área, preparando empadas: iniciei recebendo 10 pedidos, depois passou para 30 e, hoje, tenho uma encomenda com 100 unidades – além de já vender todos os demais tipos de salgados que me ensinaram. Ou seja, tive uma virada de chave graças ao que vivo aqui e agora quero continuar me especializando, fazendo também os novos cursos relacionados que forem surgindo”, disse.
Quem também está em sua primeira qualificação nesse mercado é Aline Monteiro, de 27 anos, que aproveitou a oportunidade para também apostar no próprio negócio. “Comecei a empreender graças aos conhecimentos que adquiri nas aulas. Ainda estou no estilo ‘faça e venda’, em que pego meu cooler e saio comercializando os salgados, mas também quero continuar nesse caminho, seguindo os passos da nossa professora Daiane, que é uma inspiração para todos nós”.
Laudicéia Maria, de 39 anos, é mais uma munícipe que está tendo seu primeiro contato com a confeitaria – do qual não se arrepende nem um pouco. “Eu não sabia nada desse setor, mal sabia fazer uma receita, agora já faço até bolos para venda. Estou gostando demais e não quero parar. Pelo contrário, estou mesclando com minhas outras atividades, já que também sou professora do curso de trancista no PIC Melvi”.
Trazendo mais uma experiência transformadora, Valdiva Carvalho, de 55 anos, lembrou o quanto o programa mudou sua vida. “Eu sempre trabalhei como cabeleireira e como vendedora de salgados (atividades em que atuo há mais de 20 anos), mas pelas quais quis aprender mais, então vim ao PIC Vila Alice e me matriculei em capacitações da área, que me fizeram evoluir bastante e ampliaram meu portfólio. Além desses dois, também me formei nas turmas de costura, designer de sobrancelhas, manicure, panificação, entre outras que me trouxeram ainda mais conhecimento. Agora, é a vez da confeitaria”, concluiu a aluna (mais conhecida como Dona Diva), que frequenta o local há mais de 10 anos.
Exemplo – Além de fazerem parte da mesma turma e de terem a mesma vontade de aprender e empreender, mais um ponto em comum entre as alunas chama a atenção: a inspiração na professora do curso, Daiane da Silva. Dando exemplo, ela decidiu, em 2023, trilhar novos rumos em sua carreira e aderiu a gastronomia como sua nova paixão. Em apenas dois anos, ela fez mais de 10 especializações relacionadas ao setor e passou de aluna a professora – sendo convidada para dar aulas nos PICs e Cafes da Prefeitura.
A grande maioria de suas formações, inclusive, foi pelo Qualifica PG, uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) que também busca proporcionar a capacitação dos munícipes de maneira 100% gratuita, junto a parcerias com outras secretarias da Administração e com instituições renomadas – preparando inúmeros talentos anualmente, os credenciando para ocupar diferentes cargos e posições no ambiente profissional, como a Daiane.
Mais informações sobre a história de sucesso da professora e sobre parte de suas formações, você encontra aqui - https://www2.praiagrande.sp.gov.br/noticia/dando-exemplo-municipe-se-capacita-no-qualifica-pg-e-trilha-trajetoria-profissional-de-sucesso.