Curso gratuito de Panificação é sucesso em Praia Grande

Ação faz parte do Qualifica PG, em parceria entre a Prefeitura e o Senai

14/11/2024

Jairo Marques - Prefeitura de Praia Grande

Por Milena Mureti de Jesus

 

O curso gratuito de Panificação que está sendo oferecido pela Prefeitura, em parceria entre a Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) com o Senai, dentro do Qualifica PG é um sucesso! O tempo de formação é de quarenta dias, com quatro horas diárias de duração. Atualmente, conta com a participação de quinze alunos e a conclusão do curso está prevista para acontecer ainda este mês. As aulas de panificação acontecem na cozinha experimental da Secretária de Assistência Social (Seas).

 

Os ensinamentos durante a oficina foram diversificados como pães doces, pão francês, croissant, pães recheados como de hambúrguer e enroladinho de salsicha, entre outros. Acompanhe a abertura de inscrições para novos cursos profissionalizantes gratuitos em: https://linktr.ee/qualificapg.

 

O mestre de panificação, Paulo Ferreira, leciona no ramo desde 2009. Ele iniciou no setor de alimentos por uma influência familiar e ministra aos alunos as técnicas de fermentação natural e biológica. “O curso é um 100% industrial. Estamos formando os profissionais para atuar como padeiro em uma padaria e para atuar com todos os equipamentos como amassadeira, os fornos, modeladora, divisórias e bancadas. O Senai disponibiliza todo o maquinário necessário para a realização do curso”.

 

A aluna Tatielle Guerra dos Santos atua há cinco anos no serviço de entrega a domicilio. O amor pela culinária foi iniciado na adolescência e em 2019 começou a empreender para complementar a renda familiar. “Comecei fazendo tortas e divulgando nas redes sociais. Fui me aprimorando, realizando vários cursos do Qualifica PG. Quando a gente trabalha com comida é uma entrega de carinho, de afeto, de amor. Tem que gostar de cozinhar e manipular os alimentos. Todos os dias, durante as aulas, aprendi muito com o professor e com a turma. Foi muito gratificante para mim, porque mudou mesmo a forma do modo de ver e fazer os alimentos e cada dia é um aprendizado novo”.

 

Jaqueline Cristina Félix dos Santos trabalha como vendedora ambulante de pães no Bairro da Ocian. Ela deu início na área por conta de uma memória afetiva, por influência da sogra. “Quando me mudei para Praia Grande, decidi reaplicar as receitas da minha sogra. As primeiras tentativas foram desafiadoras pela falta de experiência e, por esse motivo, fui atrás de cursos para me capacitar na panificação e colocar em prática tudo que aprendi com ela. Durante as oficinas, separamos os ingredientes necessários, fazemos os pães, realizamos a limpeza das bancadas, realizando as atividades no coletivo, o professor coloca todo o conhecimento dele dentro de uma padaria aqui no curso, então já imagino a gente dentro de uma padaria”.

 

A diretora do Departamento da Assistência Social da Seas, Josefa Luna, o objetivo para o público é gerar rendas, podendo trabalhar dentro de casa e utilizar os recursos virtuais para divulgar os conhecimentos adquiridos durante o curso. “A ideia do público-alvo é trabalhar com diversos tipos de pães, dentro do nosso Município. Incentivando o aprimoramento profissional e o empreendedorismo”.

 

O secretário de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano, a parceria entre o Senai e a Prefeitura de Praia Grande tem rendido bons resultados. “É uma importante forma de qualificar a mão de obra dos munícipes para trabalharem em padarias, mercados e poderem empreender, fazendo os seus próprios produtos, obtendo renda e gerando empregos”, concluiu.

 

Novos Cursos – O projeto Qualifica PG visa promover a inclusão econômica e social dos cidadãos. É possível se atentar aos próximos cursos acessando https://linktr.ee/qualificapg e realizando a inscrição, que também pode ser feita presencialmente na sede da Seai, localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, 6650, Bairro Quietude.