De volta para casa: atletas da seleção brasileira de handebol masculino visitam PG

Joel Felipe e Leandro Alves brilharam em campanha histórica do Brasil no Mundial

Por: PEDRO SBRAVATTI | 04/02/2025

 

 

Um bom filho a casa torna. O ditado popular se aplica aos jogadores de handebol revelados em Praia Grande, Joel Felipe e Leandro Alves. Após brilharem na campanha histórica da seleção brasileira no Campeonato Mundial, os dois aproveitaram os dias de folga para rever familiares e amigos na cidade onde todo esse caminho de sucesso teve início.

 

Ao lado de outro jogador revelado em Praia Grande, Vinícius Carvalho ‘Pannda’, Joel e Leandro tiveram ótimas atuações e foram peças importantes na campanha do Brasil no Mundial de handebol, que culminou com a inédita 7ª colocação do País na competição. Pannda não foi liberado pelo seu clube e precisou retornar para o Chartres Metrópole, da França. 

 

“Viver o que vivemos no Mundial jamais será esquecido pelo nosso grupo de jogadores. Vencemos a Noruega, na casa deles, algo inédito. Trabalhamos duro e fizemos história. Estou muito feliz. É incrível voltar e poder receber esse carinho das pessoas que amamos”, comentou Leandro Alves, meia esquerda da seleção.

 

A breve folga das quadras não impediu que Joel e Leandro aceitassem um convite de um de seus descobridores, o técnico do Time Praia Grande de handebol, Evandro Andrade. Os dois estiveram no Ginásio Samambaia, no sábado (4), durante a peneira para as equipes da Cidade. Na oportunidade, dezenas de meninos e meninas estavam dando o primeiro passo de uma longa caminhada na modalidade. Os jovens tiraram inúmeras fotos com os jogadores da seleção brasileira.

 

“Isso é motivo de orgulho para nós, que começamos como eles, aqui em Praia Grande. Iniciei jogando na escola municipal Governador Franco Montoro, levado pelo meu irmão, o Cirilo, também revelado na Cidade e que hoje joga na Itália. Agora, poder voltar aqui e servir de exemplo para esses jovens só me motiva a seguir trabalhando duro cada vez mais”, disse Joel Felipe, ponta esquerda do Brasil, após atender mais um fã.

 

Pela primeira vez a seleção chegou ao Top 8 da competição. Outro destaque é que o elenco brasileiro também garantiu triunfos sobre a Noruega, Suécia e Espanha, quebrando os longos tabus sem vitórias contra esses tradicionais rivais, especificamente em Mundiais. “O nosso elenco é jovem. Fizemos história e queremos mais. Agora, é focar no caminho até os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Jogar uma Olimpíada é um sonho e vou atrás desse objetivo”, afirmou Joel. 

 

A mãe de Joel, Janaína Rodrigues, acompanhou o filho na visita ao Ginásio Samambaia. A tensão a cada jogo no Mundial foi lembrada por ela com carinho. “Cada vitória foi muito festejada por eles e por nós. Como mãe, fico feliz por ter dois filhos que estão trilhando um caminho de sucesso no handebol, o Cirilo e o Joel. Quando as crianças chegam perto com vergonha, eu já falo para tirar uma foto e ajudo a quebrar o gelo”, brincou.  

 

Títulos - Joel, Leandro e Pannda defenderam as cores de Praia Grande em competições oficiais no início de carreira. Leandro e Pannda foram campeões da Copa do Estado, em 2013. A dupla ainda jogou, na categoria adulto, os Jogos Regionais pela Cidade no mesmo ano. Joel também sentiu o prazer de conquistar a medalha de ouro da Copa do Estado, em 2016.

 

“É gratificante acompanhar a trajetória desses atletas revelados na nossa Cidade. Eles foram dirigidos pela treinadora Luciene Gonçalves, a Cuba, nas categorias infantil e cadete, assim que passaram para a equipe de competição. Muitos jogadores também descobertos no Município estão brilhando por seus clubes no cenário nacional e até internacional. Isso mostra a qualidade do trabalho e que Praia Grande está no caminho certo quando o assunto é esporte”, declarou o técnico praia-grandense, Evandro Andrade.

 

Idolatria – Entre uma peneira e outra, os jovens no Ginásio Samambaia não desperdiçaram a oportunidade e bateram bola com Joel e Leandro. Os arremessos precisos, velozes e cheios de efeito efetuados pela dupla chamaram a atenção de todos. A alegria da garotada por viver esses momentos tão de perto com referências na modalidade era evidente em cada sorriso durante a atividade.

 

“Sou fã dos três. Uma pena o Pannda não ter vindo. Aproveitei para dar alguns arremessos com eles e pegar algumas dicas. Quero seguir o mesmo caminho, defender Praia Grande e um dia estar na seleção. É preciso ter persistência e trabalhar cada vez mais. Mas vale a pena”, destacou o jogador praia-grandense, Heitor Cavalcante, campeão dos Jogos Abertos com a Cidade em 2024.