Dia D: Escolas municipais promovem ações em combate ao mosquito da dengue
Nesta segunda (4), foi a vez da EM Nicolau Paal conscientizar os alunos
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 05/03/2024
Para reforçar as ações relativas ao Dia D em combate à dengue, ocorrido no sábado (2), as escolas municipais promoveram diversas ações para conscientizar os alunos. Peças teatrais, jogos de tabuleiros e caça aos possíveis locais de criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença, estiveram entre as atividades realizadas. Nesta segunda-feira (4), foi a vez da EM Nicolau Paal, no Bairro Ribeirópolis, mobilizar os estudantes.
Durante todo o dia as turmas de Infantil I e II, bem como da Creche, promoveram diversas iniciativas. A professora do Infantil I – E, Leticia Vieira Doria Mendes de Abreu, transformou os alunos em pequenos combatentes em ação. Primeiro, passou para os estudantes um vídeo explicativo sobre como evitar a proliferação da dengue. Depois, ela espalhou no solário da unidade tampinhas e garrafas com água para que as crianças as encontrassem e eliminassem os possíveis criadouros do mosquito.
Enquanto os pequenos combatiam a dengue, a professora do Infantil I – A, Vanessa Luísa Firmo Pereira da Silva, propôs que os alunos conhecessem sobre como evitar a doença brincando. Para isso, ela preparou alguns jogos de tabuleiro usando cartolina. Ao jogar os dados e percorrer as casinhas, os estudantes aprendiam como eliminar os criadouros, como colocar areia nos pratos embaixo dos vasos, entre outras ações.
De acordo com a assistente técnico pedagógico (ATP) da EM Nicolau Paal, Érica Benata, as docentes da unidade buscaram trabalhar com os pequenos de forma lúdica. “As professoras buscaram trabalhar a temática de acordo com a vivência dos alunos. Por isso, a ideia de transformar o conteúdo em atividades práticas para que eles possam interagir e tornar o aprendizado prazeroso. E o mais importante, eles serão os propagadores desse conhecimento dentro de casa”.
