Dia da Matemática agita quadra da EM Felipe Avelino

Unidade de ensino promoveu tradicional gincana com muitas contas e raciocínio lógico

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 08/05/2024

Felipe França - Prefeitura de Praia Grande
Felipe França - Prefeitura de Praia Grande

A agitação tomou conta da quadra poliesportiva da EM Felipe Avelino Moraes, no Bairro Caiçara. Mas se engana quem pensa que a prática esportiva foi o motivo. Contas, números e muito raciocínio lógico marcaram a animação dos alunos durante o 4º Festival de Matemática realizado pela unidade. Todos os estudantes, nos três períodos participaram da iniciativa, que marcou as comemorações ao Dia da Matemática, celebrado em 6 de maio.

 

A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos momentos divertidos com a matemática. Sempre com a finalidade de que pudessem não apenas participar, mas também torcer pelo amigo, instigando a competição de forma madura e respeitosa. Para isso, a gincana contou com quatro etapas, sendo, destas, duas realizadas dentro da sala de aula e outras duas na etapa final na quadra.

 

Na quadra, os conhecidos jogos de raciocínio lógico divulgados nas redes sociais foram o desafio que os estudantes tiveram de superar. Na parte da manhã, foram os alunos do 6º e 9º anos quem participaram da competição. Em uma das atividades, os alunos tinham que ligar quatro pontos sem cruzar as linhas. Em outra, eles montavam um hexágono onde todos os encontros de peças precisavam dar a somatória dez.

 

Segundo a professora de matemática, Estefane Silva, as atividades formavam um circuito onde quatro alunos participavam de forma simultânea. O grupo tinha quatro minutos para solucionar os exercícios propostos. Entretanto, a cada um minuto, os estudantes tinham que trocar para outro raciocínio lógico e continuar de onde o colega parou. Vencia quem completasse tudo dentro do tempo estimado ou apresentasse maior número de acertos.

 

“O mais interessante nessa gincana é que conseguimos desmistificar que matemática se resume apenas às contas, a resolução de problemas e afins”, explicou a professora. “Eles conseguem colocar em prática aquilo que já aprenderam, mas, o principal, está em testar e trabalhar o raciocínio lógico. Aguçar a mente deles para a solução de enigmas de forma mais rápida. E é o que eles mais usarão ao longo da vida”.