Dia da Matemática: Alunos participam de Feira de Raciocínio do Conhecimento
Atividade ocorreu nesta quarta-feira (14), na EM José Júlio Martins Baptista
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 15/05/2025
Os alunos do 6º ano da EM José Julio Martins Baptista, no Bairro Sítio do Campo, participaram de uma atividade diferente. Nesta quarta-feira (14), os estudantes foram desafiados por meio de jogos de tabuleiro na 1ª Feira de Raciocínio do Conhecimento. A iniciativa ocorreu na quadra da unidade de ensino e marcou as comemorações em alusão ao Dia da Matemática, celebrado em 6 de maio.
A proposta foi comandada pelo professor de matemática Marcelo Souza dos Santos. Uma vez na quadra, os alunos dispuseram os trabalhos realizados em estações que, juntas, funcionaram como um circuito de atividades. Em cada um destes locais, os demais estudantes podiam participar dos desafios. A Feira de Raciocínio marcou a culminância do projeto na EM José Júlio Martins Baptista.
Em uma dessas estações, os participantes eram desafiados a montar uma ponte utilizando a mesma linha de raciocínio que Leonardo da Vinci. Em outro ponto, os alunos tinham a oportunidade de conhecer jogos oriundos das culturas africanas e indígenas. "Foi uma forma de atendermos com a matemática a legislação, que versa sobre a inserção destas culturas", destacou o professor.
Segundo Santos, além de trabalhar conceitos da matemática e raciocínio lógico, a iniciativa também abordou outras questões com os estudantes. "Uma delas é que mostramos de forma prática outras atividades interessantes e que os tiram da frente das telas". Outro ponto diz respeito a promover neles o protagonismo, pois eles tiveram de apresentar os trabalhos para os demais colegas de classe e, neste momento, compartilham com os estudantes de outras turmas.