Dia do Pedestre: Setran realiza ação de conscientização na Praça 19 de Janeiro
Evento contou com apoio de alunos da educação especial da E.M Anahy Navarro Trovão
Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 08/08/2025
Conscientizar sobre a responsabilidade do pedestre e mostrar que ele também faz parte do trânsito. Esse foi o objetivo da ação realizada pela Secretaria de Trânsito (Setran) em alusão ao Dia do Pedestre, comemorado nesta sexta-feira (8). O evento foi feito em parceria com a Escola Municipal Anahy Navarro Trovão com participação dos alunos da educação especial.
Quem passou pela Praça 19 de Janeiro, na Avenida Presidente Costa e Silva, recebeu dos agentes de trânsito e dos alunos panfletos educativos e orientações para travessias de pedestres com mais segurança. Aos condutores foi reforçada a importância do respeito à faixa de pedestre.
A diretora da escola, Maria Aparecida R. S dos Santos, comentou que os alunos da educação especial participam de outras atividades na comunidade e que todas trazem bons resultados. Quando surgiu o convite para ajudar a Setran no Dia do Pedestre, eles aceitaram na hora. “Nossos alunos são muito ativos e presentes na comunidade do entorno da nossa escola e é muito importante que eles estejam integrados com o ambiente por onde passam e vivem. Além disso, conscientizar os motoristas e os pedestres sobre segurança ajuda todos nós e eles são muito responsáveis, sempre atentos. É necessário passar isso para os motoristas e criar um lugar onde todos envolvidos no trânsito possam se sentir seguros”.
“É muito satisfatório ver que nossos projetos de educação no trânsito estão trazendo resultados positivos e também envolvendo as pessoas que possuem necessidades especiais, pois a inclusão precisa ser vivida na prática, todos os dias. Planejamos essa ação no Dia do Pedestre para conscientizar as pessoas que o pedestre também faz parte do trânsito e precisa se atentar às regras para garantir a segurança dele e dos condutores. Aos motoristas é necessário dar a prioridade ao pedestre e estar sempre atento para evitar acidentes (sinistros)”, declarou o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes.