É ouro! PG se destaca em premiação de cidades inteligentes com ações de digitalização de processos

Legislação que dá fim a processos físicos foi fundamental para o resultado

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 07/10/2024

Matéria feita em 04/09/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).


Praia Grande recebeu nesta terça-feira (03), em São Paulo, o Selo Ouro do Connected Smart Cities, principal premiação do segmento que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes. Representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) estiveram no evento para receber a premiação e apresentar um pouco do que vem sendo realizado em Praia Grande nos últimos anos, principalmente os procedimentos eletrônicos para recebimento de documentos.


A Cidade ficou com a 14ª posição entre os 100 municípios brasileiros com população entre 100 e 500 mil habitantes, subindo duas posições, e na 37ª posição entre os 656 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, subindo três posições em relação ao ano passado, quando obteve o Selo Prata.


Uma das principais razões para que a Cidade avançasse ainda mais no panorama de cidades inteligentes está relacionada aos procedimentos eletrônicos para recebimento, produção, registro e tramitação de documentos na Administração Municipal, incluindo uma legislação específica de regulamentação.


Tanto esta recente legislação quanto outras diversas ações da Prefeitura - como a capacitação dos servidores para a digitalização de processos e a criação de sistemas internos para a solicitação de requerimentos - foram apresentadas no evento pelo subsecretário de Inovação e Tecnologia da Seplan, Gustavo Cavalheiro, durante mesa redonda com representantes das cidades de Joinvile (SC) e do Rio de Janeiro (RJ), e também de empresas privadas. “Praia Grande se destaca em vários aspectos quando o assunto é cidades inteligentes, porém todo o empenho para ‘extinguir’ os processos em papel dentro da Administração Municipal foi fundamental para que avançássemos ainda mais. Isso representa economia aos cofres públicos, menos burocracia para os contribuintes e menos impactos ao Meio Ambiente”. O tema da mesa redonda era “Como a gestão Participativa, as plataformas de participação e colaboração cidadã e a inovação, Dados Abertos e Governança Integrada pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de cidades inteligentes, participativas e engajadas”.


A Prefeitura de Praia Grande vem investindo maciçamente em tecnologia e em modernas ferramentas, seguindo um conjunto de ações necessárias para a construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública.