Eleição e posse da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista acontece dia 31
72º reunião ordinária do CBH-BS ocorrerá no Auditório Roberto Marinho, em Praia Grande
Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 24/03/2025

A 72º Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) será realizada no próximo dia 31 de março, às 14h, no Auditório Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim), em Praia Grande. O evento contará com a eleição e posse da diretoria do comitê para a gestão 2025-2027.
O edital de convocação da reunião define que o evento tratará da apresentação sobre a estrutura e funcionamento do Comitê e da definição dos segmentos que ocuparão os cargos da Diretoria do CBH-BS (Presidente, Vice-presidente, Secretário Executivo e Secretário Executivo Adjunto. O Comitê conta com representantes (titulares e suplentes) dos segmentos Estado, Sociedade Civil e Municípios.
Em reunião ordinária com representantes do segmento municípios, realizada no dia 7 de março, o nome do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, foi indicado para a presidência do comitê. Além da proposta de indicação da presidência, a reunião definiu que o colegiado do segmento municípios do CBH-BS será composto por representantes das nove cidades da Baixada Santista, como nos anos anteriores.
O Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista foi criado pela Lei 9.034 de 27/12/94 e sua área de atuação abrange os nove municípios da Região, que possuem, em conjunto, uma área de 2.422,776 Km². Os principais rios da bacia hidrográfica da Baixada Santista são: Cubatão, Mogi e Quilombo, na área central; Itapanhaú, Itatinga e Guaratuba, ao norte; Itanhaém, Branco e Preto, ao sul. Os municípios litorâneos formam uma faixa de 162 Km de praias entre Peruíbe e Bertioga e têm, em seu território, cerca de 120 Km² de manguezais ainda preservados. O Comitê discute e decide democraticamente e com transparência os diferentes interesses sobre o uso dos recursos hídricos.